Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de novembro de 2025
O ministro do Turismo, Celso Sabino, explicou que o incêndio que atingiu a Blue Zone da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), nesta quinta-feira (20), foi iniciado com um celular que estava carregando no pavilhão. De acordo com Sabino, o fogo foi contido pelos próprios bombeiros civis que trabalham no evento. Segundo o governo do Pará, o incêndio já foi controlado e não houve feridos.
“Recebi imagens do local do princípio do fogo com um carregador e um celular em uma régua de carregamento”, afirmou o ministro. “Quem conteve o fogo foram as equipes de bombeiro civil que estão trabalhando no evento, muito treinadas e com muitos extintores”, completou.
Celso Sabino também disse que o episódio “poderia ter sido em qualquer lugar” do planeta e que a Blue Zone pode ser liberada para as atividades “em poucos minutos”. Segundo ele, a estrutura da conferência foi erguida com material antichamas. A energia elétrica foi cortada em uma parte da estrutura da COP.
Inédito em 30 anos
O coordenador do Observatório do Clima, Claudio Angelo, afirmou que o incêndio é algo inédito na conferência. Após as chamas, a UNFCCC (Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima) informou que as instalações atingidas estão, agora, sob a autoridade do Brasil, e não são mais consideradas um território da ONU.
“Nunca houve, em 30 anos de Convenção do Clima, uma Zona Azul pegando fogo. A relação da ONU com a Casa Civil não poderia ficar pior do que já está”, disse Angelo.
Ainda conforme a UNFCCC, o Corpo de Bombeiros do Pará ordenou a evacuação do local e realizará “verificações de segurança completas”. (Com informações de O Globo)