Sexta-feira, 04 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de janeiro de 2024
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) abriu chamada pública para interessados em participar, neste ano, das feiras de economia criativa na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), no Centro Histórico de Porto Alegre. As inscrições estão abertas até 25 de fevereiro, para preenchimento de 20 vagas.
Realizada desde 2019, a iniciativa tem por objetivo ampliar a visibilidade e gerar negócios para coletivos empreendedores do Rio Grande do Sul com foco em trabalhos artesanais e autorais.
As propostas contempladas serão divulgadas a partir do dia 4 de março. Edital, formulários e demais informações podem ser acessados no site ccmq.com.br. Estão aptas a se inscrever pessoas jurídicas de todo o Estado, incluindo artistas, artesãos, designers e outros profissionais cujo trabalho possa ser exibido e comercializado.
São aceitas propostas individuais e coletivas e serão priorizados os projetos ligados às artes, à cultura e à economia criativa que promovam inclusão social, sustentabilidade e colaboração. Na escolha das propostas serão valorizados critérios como ineditismo, inovação, criatividade, coerência, viabilidade, caráter autoral a autenticidade.
Estão previstas dez feiras no calendário da Travessa dos Cataventos ao longo deste ano. Em 2023, estima-se que cada feira tenha mobilizado um público de cerca de 2 mil pessoas, o que representa uma ótima oportunidade para agentes criativos do estado não apenas exporem e venderem seus produtos e obras, mas também expandirem as suas redes de relacionamento.
Diretora da CCMQ, Germana Konrath reitera a contribuição do evento para quem atua no segmento: “Nossa intenção é privilegiar produções autorais, principalmente aquelas de grupos minoritários e, com isso, colocar os públicos em contato direto com criadores e criadoras, valorizando essa produção”.
Ocupação de teatros
A CCMQ também recebe, até 14 de fevereiro, propostas de pessoas físicas e jurídicas para ocupação dos teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho, bem como do Auditório Luís Cosme, no período de abril a julho. Serão contempladas propostas entre as áreas de circo, dança, música ou teatro, para todos os públicos.
“O edital visa oferecer valores mais acessíveis de taxa de ocupação aos artistas, grupos e coletivos”, ressalta a Sedac. Além disso, serão disponibilizadas seis datas para uso gratuito desses espaços por associações e entidades comunitárias, não governamentais e sem fins lucrativos, que tenham por finalidade a promoção, ensino, produção e difusão da arte.
Nos critérios de seleção constam a coesão e coerência da proposta, relevância conceitual e temática, inovação, originalidade e ações afirmativas com protagonismo de mulheres, pessoas pretas, indígenas, trans/travestis, indivíduos com deficiência e demais integrantes de grupos historicamente desfavorecidos.
(Marcello Campos)