Quinta-feira, 29 de maio de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de maio de 2025
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a devolver nesta segunda-feira (26), aos aposentados e pensionistas, os valores descontados irregularmente por associações e sindicatos na folha de pagamento de abril.
Serão reembolsados, ao todo, R$ 292 milhões aos beneficiários. Segundo o instituto, a devolução é feita junto ao pagamento regular dos benefícios, até a primeira semana de junho.
O valor é adicionado automaticamente ao benefício. Portanto, não é preciso que o aposentado ou pensionista tome qualquer providência.
Essa quantia é referente às mensalidades de abril que, mesmo após o bloqueio determinado pelo INSS, foram descontadas por sindicatos e associações, pois a folha do mês já havia sido fechada.
Para reaver o valor de mensalidades associativas antigas, anteriores a abril, os aposentados e pensionistas devem informar ao INSS que não reconhecem autorização para débito em folha. O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos nem oferecer qualquer informação, além de dizer se autorizou ou não os descontos.
O INSS acionará as entidades para que comprovem a autorização. Caso não haja comprovação, elas deverão devolver os recursos ao instituto, que, posteriormente, fará o repasse aos beneficiários.