Domingo, 07 de dezembro de 2025

INSS faz mutirão para agilizar fila de quase 1,6 milhão de perícias médicas

Quase 1,6 milhão de pessoas aguardam perícia médica no Brasil. Um mutirão do INSS, neste fim de semana, tenta diminuir essa fila.

A Maria não consegue mais trabalhar como empregada doméstica. Há dois meses ela sofre com dores fortes nas costas e nas pernas. Ela teria que esperar até o fim de fevereiro do próximo ano para passar pela perícia. O exame foi adiantado para hoje por causa do mutirão.

“Pra mim é importante porque sem ele eu não tô recebendo do trabalho”, diz Maria Farias;

Antônio sofreu um acidente de moto em setembro, quebrou a clavícula e precisou de cirurgia. Foi afastado do trabalho por 90 dias. Ele conta que recebeu dois meses de salário. Para receber o terceiro, precisava revalidar o atestado médico:

“Se não eu conseguisse revalidar o atestado, não ia receber nem pela empresa, nem pelo INSS. Ia ficar até março sem receber”, explica Antônio Urcesino da Silva, operador de monitoramento de câmera.

Quase um 1,6 milhão de pessoas aguardam perícia médica no Brasil. Desses, mais de 760 mil são pedidos de benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença.

Em Palmas, teve atendimento até dentro da ambulância. E mesmo com o horário marcado, o seu Carlos Alves chegou de madrugada para não ter risco de perder a perícia: “Cheguei 4 horas da manhã, eu sou o número dois e a senha já chegou a 115 já”.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o insituto não consegue acompanhar o aumento da demanda, mas a expectativa é que a fila diminua com os mutirões, a atualização do sistema e novos peritos.

“O INSS vem recebendo é 1,3 milhão de novos pedidos normalmente por mês. A gente tem uma capacidade normal de atividade de 1,1 milhão, 1,2 milhão. Esse mutirão consegue, na verdade, trazer essa diferença existente e também possibilita trazer a fila, pessoas que tão agendadas 2026 para agora no final de 2025”.

Neste sábado, após passar pela triagem e pela perícia, o seu José conseguiu o benefício.

“Eu se sinto bom, porque pelo menos dá pra comprar o arroz, o feijão, e alguma coisinha”.

O INSS  prometeu outro mutirão no próximo final de semana. Para agendar, é necessário ligar no telefone 135 ou agendar o aplicativo Meu INSS. Com informações do portal G1.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Disputa dentro do governo ameaça promessa de campanha de Lula: a de zerar a fila do INSS
Integrantes do governo Lula avaliam que o lançamento de Flávio Bolsonaro para a disputa presidencial facilitará uma investida sobre os partidos do Centrão, seja essa candidatura para valer ou não
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play