Domingo, 26 de janeiro de 2025

INSS permitirá uso da telemedicina para a concessão de benefícios previdenciários

O Ministério da Previdência Social permitirá que as perícias médicas sejam feitas por telemedicina, ou seja, de maneira on-line, para a concessão dos seguintes  benefícios previdenciários: aposentadoria por incapacidade permanente, auxílio por incapacidade temporária (antes chamado de auxílio-doença) e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas com deficiência.

A avaliação médica é uma das etapas necessárias para a concessão desses três benefícios. Segundo dados do Portal da Transparência Previdenciária, 880.519 perícias médicas presenciais estavam agendadas até janeiro deste ano.

Essa é mais uma ação do governo para tentar reduzir a fila de espera do INSS. Desde outubro do ano passado, o benefício por incapacidade temporária pode ser concedido por meio da análise documental do atestado médico, no lugar da perícia presencial.

Em nota, o governo explicou que a ideia agora é priorizar o uso da telemedicina em locais com ausência de peritos ou com elevado tempo de espera para realização da perícia.

A Secretaria de Regime Geral de Previdência Social vai definir quais unidades de atendimento se encaixam nesse critério e poderão usar o recurso da telemedicina. Além disso, o governo vai propor, por meio de portaria, uma lista de cidades em que o atendimento on-line será permanente.

O uso da telemedicina será testado, em caráter experimental, na região Nordeste na próxima semana, em agências que não possuem perito médico. O objetivo da pasta é realizar 50 mil perícias on-line por mês até o final deste semestre em todo o País.

A telemedicina também poderá ser utilizada para casos de perícia médica de reavaliação ou de avaliação biopsicossocial de deficiência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Israel afirma que soldados atiraram contra suspeitos que “representavam uma ameaça” durante entrega de ajuda humanitária
Joe Biden diz que, ao contrário do seu antecessor, Donald Trump, não vai “demonizar” os imigrantes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play