Domingo, 15 de fevereiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 14 de fevereiro de 2026
Tema sensível para as eleições deste ano, a segurança no uso da inteligência artificial (IA) será um dos temas da viagem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará à Índia, dos dias 17 a 22 deste mês. Ele participa da Cúpula de Inteligência Artificial, nos dias 19 e 20. No dia 21, e se reunirá com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em uma visita de Estado. De lá, ele seguirá para uma visita oficial à Coreia do Sul, no dia 23. Na cúpula, o Brasil foi convidado a liderar, junto com o Japão, o grupo de trabalho que trata da inteligência artificial segura e confiável.
“É a primeira vez que um presidente brasileiro participa de um evento global de alto nível sobre inteligência artificial”, disse o diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Eugênio Vargas Garcia. Isso, avaliou, demonstra o crescimento do tema na agenda internacional.
Lula participa da reunião de alto nível da cúpula no dia 19. No dia 20, o governo brasileiro promove um evento sobre IA para o bem de todos e perspectivas brasileiras para a inteligência artificial.
Como parte da visita, deverá ser assinada declaração sobre parceria digital para o futuro. Também estão previstos um memorando de entendimentos sobre minerais críticos e terras raras e o anúncio da extensão da duração dos vistos de negócios nos dois países, de cinco para dez anos.
Outro ponto de atenção é a ampliação do acordo Mercosul-India. O objetivo é elevar o comércio bilateral dos US$ 15 bilhões registrados no ano passado para US$ 20 bilhões até 2030. Já a Embraer deverá celebrar colaboração com a empresa indiana Adani Defence and Aerospace.
Lula e Modi participarão do Fórum Empresarial Brasil-india, promovido pela ApexBrasil e pelo Itamaraty. Mais de 300 empresas estão inscritas, informou o embaixador Alex Giacomelli da Silva, diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimento e Agricultura do MRE. O presidente brasileiro deverá inaugurar um escritório de representação da ApexBrasil em Nova Déli.
“As relações com a Índia vivem um momento agora de ascensão, sustentada por complementariedades econômicas e tecnológicas”, disse a embaixadora Susan Kleebank, secretária de Ásia e Pacífico do MRE. “O diálogo e a coordenação com a India ganharam ainda mais importância no atual contexto de instabilidade global.”
Os dois países, acrescentou, têm posições coincidentes em temas centrais da pauta internacional, como a necessidade de reforma da governança global, inclusive a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Cinco pilares
Na visita que Modi fez ao Brasil, em 8 de julho passado, a parceria entre Brasil e Índia foi estruturada em cinco pilares: defesa e segurança, segurança alimentar e nutricional, transição energética e mudança de clima, transformação digital e tecnologias emergentes, e parcerias industriais em quatro setores estratégicos: indústria aeronáutica, a indústria farmacêutica, petróleo e gás e minerais críticos.
Lula deverá realizar uma série de agendas bilaterais, ainda em definição. Pelo menos 20 chefes de Estado participarão da cúpula de IA, entre eles França, Reino Unido e Suécia.
Coreia do Sul
O presidente brasileiro também fará sua primeira visita de Estado à Coreia do Sul no dia 23. No atual mandato, ele já se encontrou com o presidente sul-coreano, Lee Jae-myung, em duas ocasiões: na cúpula do G7 no Canadá e na Cúpula do G20 na África do Sul, ambas no ano passado. Nos dois encontros, a afinidade entre os dois líderes ficou muito clara, conta Kleebank. “A visita sedimenta, assim, a ótima relação entre os dois presidentes e simboliza a importância que Brasil e Coreia do Sul conferem a relação bilateral, estabelecida há mais de seis décadas”, comentou.
O objetivo é ampliar a relação comercial, com destaque para abertura de mercados de produtos agropecuários, como carne bovina e suína.
Também está previsto um fórum empresarial promovido por ApexBrasil e MRE, com participação de 230 empresas. Haverá painéis temáticos sobre minerais estratégicos, inteligência artificial, agronegócios, indústrias criativas e cosméticos.
Está prevista uma reunião de trabalho de Lula e Lee e uma reunião ampliada com a participação de ministros. Será assinado o Plano de Ação Trienal de 2026 a 2029 e diversos atos em áreas como agricultura, desenvolvimento agrário, produção de cosméticos e medicamentos, educação, micro, pequenas e médias empresas e startups, ciência, tecnologia e inovação, saúde e cooperação financeira. (As informações são do Valor Econômico)