Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Intenção de consumo das famílias no Brasil cresce 2,4% de abril para maio

A ICF (Intenção de Consumo das Famílias) no Brasil registrou alta de 2,4% de abril para maio deste ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18) pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Entre os sete componentes da ICF, os maiores avanços foram observados na avaliação sobre o momento atual em relação à compra de bens duráveis (5,5%) e no nível de consumo atual (3,4%). A renda atual e a perspectiva de consumo também se destacam, com altas de 2,9%.

Os outros componentes tiveram as seguintes altas: emprego atual (1,6%), perspectiva profissional (1,2%) e acesso ao crédito (0,8%). Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, as sucessivas quedas da inflação têm ocorrido além do esperado, o que deixa “os consumidores mais dispostos a consumir”.

Por outro lado, segundo ele, o nível elevado do endividamento do consumidor e os juros altos limitam a renda disponível ao consumo.

Na comparação com maio de 2022, a ICF cresceu 21,7%, com aumentos nos componentes de momentos para duráveis (35,1%), nível de consumo atual (32,8%), perspectiva de consumo (31,7%), renda atual (27,6%), emprego atual (14,9%), perspectiva profissional (13,9%) e acesso ao crédito (8,8%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues anuncia desfiliação do partido Rede Sustentabilidade
“É um recurso que tenho”, diz Suárez após gol de trivela na primeira partida do Grêmio das oitavas da Copa do Brasil
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play