Quinta-feira, 25 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 24 de setembro de 2025
Após a saída de Roger Machado, o Inter agiu com agilidade e já definiu seu novo comandante: Ramón Díaz. O treinador argentino chega acompanhado de seu filho e auxiliar técnico, Emiliano Díaz, dos assistentes Osmar Ferreyra e Bruno Urribarri, do preparador físico Diego Pereira e do analista de desempenho Juan Romanazzi.
A escolha por Ramón não foi imediata. A direção colorada avaliava três nomes: os argentinos Luis Zubeldía e Ramón Díaz, e o brasileiro Odair Hellmann, velho conhecido da torcida. Odair acabou descartado por conta da multa rescisória, e Zubeldía chegou a ser o favorito, inclusive com passagens compradas para Porto Alegre. Mas nos últimos dias, a preferência mudou, e a família Díaz foi a escolhida para liderar o novo ciclo.
A rapidez na negociação impressiona. Roger foi demitido no domingo (21), após a derrota no Gre-Nal 448, e já na manhã de segunda-feira (22), Ramón e Emiliano foram contatados. Em menos de 48 horas, o acordo foi fechado.
A expectativa é que comandem o primeiro treino no CT Parque Gigante já na quinta-feira (25).
Segundo fontes próximas ao clube, Ramón e Emiliano já tinham o desejo de assumir o Inter desde que souberam da instabilidade de Roger. A volta ao Brasil era prioridade para a dupla, que recusou propostas de clubes como Santos, Fortaleza e até do futebol egípcio.
A presença de D’Alessandro na diretoria do Inter foi decisiva para a concretização do acordo. Ramón Díaz comandou o ex-camisa 10 no River Plate em 2000, e a relação de confiança entre os dois facilitou as tratativas.
O novo comandante já deve estar à beira do campo no sábado (27), quando o Inter enfrenta o Juventude no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Ex-atacante da Seleção Argentina, com passagens por River Plate (ARG), Napoli (ITA), Fiorentina (ITA), Internazionale (ITA) e Monaco (FRA), Ramón iniciou a carreira de treinador no próprio River, onde se tornou multicampeão, conquistando sete títulos nacionais, a CONMEBOL Libertadores e a Supercopa Sul-Americana.
Com uma trajetória sólida em clubes das Américas, Europa, Ásia e África, além da própria Seleção Paraguaia, o treinador soma conquistas expressivas em diferentes países. No Oriente Médio, venceu duas vezes o Campeonato Saudita e duas vezes a Copa do Rei pelo Al-Hilal, alcançando ainda o vice-campeonato do Mundial de Clubes da Fifa.
Seus últimos trabalhos foram marcados por tirar equipes da zona da degola, aliando solidez defensiva e eficiência ofensiva.
No futebol brasileiro, comandou o Vasco da Gama e, mais recentemente, conquistou o Campeonato Paulista de 2025 à frente do Corinthians.
Ao todo, “Don Ramón” soma 17 títulos oficiais em sua carreira, sendo o treinador argentino mais vitorioso da história.
Ramón Díaz e sua comissão técnica se apresentam ao clube para dar início aos trabalhos visando a sequência da temporada. A apresentação oficial acontecerá nesta quinta-feira no Estádio Beira-Rio, após o treino marcado para as 16h no CT Parque Gigante.