Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de outubro de 2025
Após oito dias de atividades em Barcelona e Valência, estudantes de Porto Alegre e Canoas retornam ao Rio Grande do Sul com novas perspectivas sobre reconstrução social e climática Os cinco jovens do programa Partiu Futuro Reconstrução retornou ontem da missão internacional de aprendizado e troca de experiências na Espanha. Durante oito dias, o grupo esteve em Barcelona e Valência, vivenciando práticas de reconstrução social e climática que fortalecerão ações nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Representando uma geração comprometida com o futuro, Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkman e Nyara Victoria Prudencio Romero, de Porto Alegre, e Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de Canoas, foram selecionados pelo desempenho escolar e engajamento no programa do governo Eduardo Leite.
Eles simbolizam centenas de jovens gaúchos impactados pelas inundações de 2024. A comitiva retornou ao Brasil trazendo na bagagem conhecimento, vivências e inspiração para multiplicar práticas de transformação social.
“Certamente, esses jovens voltam com uma visão mais ampla de mundo, enxergando que há inúmeras oportunidades, a começar pelo programa que possibilitou esse intercâmbio. O Partiu Futuro é mais que uma porta de entrada no mercado de trabalho. É uma mostra de que é possível realizar sonhos. E ao verem o sucesso dessa experiência, outros poderão se inspirar. É muito bom finalizar essa edição de forma tão produtiva”, destacou o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.
“Programas como o Partiu Futuro Reconstrução têm o poder de transformar trajetórias, abrindo caminhos concretos para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Ao encerrarmos a primeira edição com um intercâmbio, celebramos não apenas o retorno desses participantes, mas o início de uma nova etapa, marcada por mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”, destacou o secretário Beto Fantinel.
“O intercâmbio oferece aos jovens gaúchos a chance de aprender com experiências semelhantes às vividas no Rio Grande do Sul. Valência, Porto Alegre e Canoas enfrentaram desafios parecidos diante de fenômenos climáticos extremos, e observar de perto como políticas públicas e comunidades se articulam é inspirador”, ressaltou o diretor da Demà, Vinicius Ribeiro.
O Partiu Futuro Reconstrução é um programa do Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais vinculado ao Gabinete do Vice-Governador. A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Demà, que conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas.
Maioria dos brasileiros acredita que governo Lula tem relação com fraudes no INSS
A maioria dos brasileiros acredita que o governo do presidente Lula tem relação com o esquema fraudulento de descontos em aposentadorias no INSS, aponta pesquisa Ibespe. O levantamento publicado ontem pelo Estadão, mostra que 53,1% assim dizem, enquanto 31% discordam. Já 16% não sabem ou não responderam.
O apoio inoportuno de Lupi
Circula nas redes sociais banner onde o presidente nacional do PDT e ex-ministro da previdência Carlos Lupi se solidariza com a ex-deputada Juliana Brizola, indiciada pela Polícia Civil, com base no artigo 102 do Estatuto da Pessoa Idosa, por suposto desvio de dinheiro da avó materna, Dóris Daudt, de 99 anos. A associação da imagem de Lupi neste momento, tem causado ainda mais danos à ex-deputada. Ex-ministro da previdência, Carlos Lupi teve que deixar o cargo depois que seu nome foi envolvido no escândalo da roubalheira aos aposentados e pensionistas do INSS, fato que vem sendo explorado de forma insistente pela CPMI instalada no Congresso Nacional.
Deputado Delegado Zucco critica omissão do Governo Federal no combate ao tráfico no Rio
O deputado Delegado Zucco, que é do ramo, critica a omissão do Governo Federal, que negou ajuda à polícia do Rio de Janeiro para combater o narcoterrorismo. Ele avalia que “não é admissível que um Presidente da República defenda traficantes e negue apoio a um estado da federação”.
Até o final do dia de ontem, 64 pessoas, entre elas quatro policiais perderam suas vidas, enquanto a população do Rio de Janeiro enfrenta um verdadeiro cenário de guerra em plena luz do dia.
Segundo o deputado Delegado Zucco, “a imagem da “Cidade Maravilhosa” e do Brasil, já tão desgastada por um governo marcado pela corrupção, agora é manchada por quem defende e protege a criminalidade”. Ele conclui:
– Minhas condolências aos familiares dos policiais”.
Como relator, deputado Professor Bonatto elogia diálogo na aprovação dos projetos do Judiciário
Dentre as dez proposições que estavam na pauta de ontem da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais aprovaram os projetos do Poder Judiciário e da Procuradoria-Geral de Justiça, voltados para a modernização das estruturas e o fortalecimento da prestação jurisdicional no Estado.
O líder da Bancada do PSDB, deputado Professor Bonatto, teve papel estratégico como relator, na construção do diálogo na Comissão de Constituição e Justiça, dos Projetos de Lei 191 e 325/2025, ambos do Poder Judiciário, que tratam da criação e extinção de cargos e da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores. Bonatto comentou ontem o resultado positivo em plenário:
-A aprovação dos projetos é resultado de um processo de negociação e consenso entre o Tribunal de Justiça e as entidades representativas, alinhado ao compromisso da Assembleia em garantir eficiência e transparência na administração pública”. As proposições seguem para sanção do governador Eduardo Leite.
Deputados agora podem ter oito CCs fora da Assembleia Legislativa
Um outro projeto aprovado ontem, aumenta o poder político dos deputados estaduais. Trata-se do um projeto de resolução que aumenta de seis para oito o total de cargos de confiança (CCs) externos que os deputados podem nomear. Estes Cargos de confiança são funcionários contratados que atuam nas bases eleitorais dos deputados, e ficam dispensados de comparecer à sede da Assembleia.
Flávio Pereira
@flaviorrpereira