Sábado, 27 de setembro de 2025

iPhone 13 Pro Max: médico afirma utilizar câmera macro do celular para examinar olhos dos pacientes

O iPhone 13 dispensa apresentações, mas é indiscutível que o foco da nova geração é ressaltar o poder fotográfico desses celulares, especialmente nos modelos do iPhone 13 Pro. Testes prévios com as lentes dos tops de linha revelam boas melhorias em comparação ao iPhone 12, suficientes para se destacarem em rankings mundiais.

Indo além das funções comuns de um smartphone flagship, um oftalmologista norte-americano revelou que está utilizando a função Macro de seu iPhone 13 Pro Max para examinar seus pacientes. De acordo com o Doutor Tommy Korn, é possível capturar imagens muito bem detalhadas que permitem obter informações essenciais sobre tratamentos.

“Estou usando o iPhone 13 Pro Max para as fotografias macro de olhos nesta semana, estou impressionado”, afirma o médico. “Isso vai inovar o atendimento ocular do paciente e a telemedicina”, comenta.

Com a pandemia de coronavírus, as consultas médicas a distância se tornaram mais populares, mas é fato que os recursos são limitados em função da capacidade do hardware presente em alguns celulares.

Jeffrey Lewis, optometrista, corrobora com as inovadoras aplicações da tecnologia na medicina sugeridas pelo Dr. Korn, e concorda que o recurso é essencial para impulsionar o atendimento a distância.

O iPhone 13 Pro dispensa o uso de uma lente adicional dedicada às fotografias macro. Em vez disso, há um similar conjunto triplo herdado do iPhone 12 Pro que utiliza a câmera ultrawide para capturar imagens com bom foco a apenas dois centímetros de distância graças ao sistema inteligente de foco automático.

Melhores câmeras

Uma boa câmera em um smartphone depende de diversos fatores, incluindo a resolução, lentes, sensores, aplicativo e processamento da imagem. Para ajudar você a escolher seu novo celular que vai entregar ótimas fotos, segue uma lista de seis aparelhos com as melhores câmeras atualmente.

É possível dizer que os smartphones com as melhores câmeras contam com uma combinação do conjunto de lentes e mecanismos, bons sensores, um aplicativo bem desenvolvido e um software que consegue processar as imagens com os melhores resultados.

Lançado pela Apple no ano passado, os modelos Pro e Pro Max são os melhores iPhones para fotografias, seja para quem usa só o modo automático ou para quem trabalha na área. Além deles, vamos conhecer outros seis modelos incríveis para fotografia.

Samsung Galaxy S21 Ultra

Os aparelhos topo de linha da Samsung são reconhecidamente bons para fotografia. No Galaxy S21 Ultra, são quatro câmeras da traseira: grande-angular de 108 MP e abertura f/1,8; ultra-wide 12 MP; teleobjetiva de 10 MP, com zoom de 3x; e teleobjetiva de 10 MP e f/4,9 com zoom de até 10x. A câmera frontal tem 40 MP.

Motorola Edge 20 Pro

Recém-lançado por aqui, o Edge 20 Pro promete o sistema de câmeras mais avançado da marca até hoje, com a tecnologia UltraPixel, com sensibilidade à luz nove vezes maior, para capturar imagens nítidas mesmo com pouca luz. Na traseira, tem câmera principal de 108 MP. A câmera frontal tem 32 MP e abertura f/2,2, com tecnologia Quad Pixel e quatro vezes mais sensibilidade à luz. Grava em 8K na traseira e 4K na câmera de selfie.

Motorola Moto G100 5G

Smartphone versátil com quatro câmeras traseiras, duas frontais e uma grande variedade de recursos, incluindo Audio Zoom, Night Vision e Captura Dupla. A câmera principal tem 64 MP,  lente híbrida macro e ultra-wide 16 MP e captura de vídeo 6K ou 4K 60 fps. Nas duas câmeras frontais, principal de 16MP e ultra-wide de 8 MP.

Samsung Galaxy A72

Opção de intermediário premium, tem conjunto de câmera quádrupla com boa entrada de luz e estabilização óptica de imagem, além dos recursos premium de melhorias de imagem com inteligência artificial da Samsung.

A câmera principal tem 64 MP e abertura f/1.8, macro 5 MP, ultra-grande angular de 12 MP e teleobjetiva de 8 MP com estabilização. O sensor frontal tem 32 MP de resolução. Grava vídeos em 4K a 30 fps ou em câmera lenta a 240 fps.

Xiaomi Mi 11

Lançado neste ano, o Mi 11 promete fotos de alta qualidade com diversos recursos de aperfeiçoamento das imagens — que também estão presentes no Mi 11 Ultra, vencedor do título de melhor câmera do mundo, segundo o site DxOMark, mas que não foi lançado oficialmente por aqui.

O sistema faz ótimas fotos em diferentes condições de iluminação. Ele tem sensor principal de 108 M, segunda câmera ultra-wide de 13MP e telemacro de 5 MP, que promete zoom digital de até 30x. Grava vídeos em 4K. A câmera frontal tem 20 MP.

Realme 8 Pro

É um celular praticamente com foco na fotografia. Tem tecnologia Ultra Quad, que combina nove pixels em um, para aumentar a nitidez e a qualidade das imagens, e modo Super Nightspace, com inteligência artificial. Câmera principal tem 108 MP com sensor principal de 108 MP e abertura f/1,9, ultra-wide de 8 MP, macro e câmera preto e branco de 2 MP cada. A câmera frontal tem 16 MP e f/2,5.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de câmeras

Como nosso cérebro pode nos deixar mais pobres (e o que fazer para evitar)
A nova estratégia do Facebook é defender sua imagem, blindar Zuckerberg e pedir menos desculpas
Pode te interessar

sem nada para mostrar

Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play