Segunda-feira, 07 de setembro de 2026

Irã promete retaliar ataques dos Estados Unidos e diz que empresas estão expostas

O Irã ameaçou nesta segunda-feira (7) retaliar quaisquer novos ataques dos Estados Unidos, alertando que estruturas de energia na região são “extensas, acessíveis e expostas”, incluindo empresas americanas de petróleo e gás.

“Ataquem nossos ativos e serão atacados. Já provamos isso. Perguntem às bases que não são mais viáveis”, disse o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, em referência aos ataques iranianos a bases militares dos EUA na região ao longo do conflito.

“É simples: a cadeia de produção de petróleo e gás aqui é extensa, acessível e exposta. As empresas americanas de petróleo e gás que operam nessas águas e instalações compartilham dessa exposição”, escreveu o principal negociador do Irã no X.

A declaração pareceu ser uma resposta a um alerta do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, de que a frota de petroleiros do Irã estava “indefesa”. A ameaça também é feita após ofensiva dos EUA e do Irã a embarcações durante o fim de semana. Essa troca de hostilidades fez os preços do petróleo atingirem nesta segunda seus valores mais altos em seis semanas.

No domingo (6), Mohsen Rezaei, uma autoridade sênior de segurança do Irã, afirmou que o país anunciaria planos para uma nova zona restrita no Golfo nos próximos dias e que aprovaria em breve mapas de um novo corredor de navegação através do Estreito de Ormuz.

O Irã tem restringido o tráfego por Ormuz, que é uma rota vital para o abastecimento global de petróleo e gás, desde que o conflito com os Estados Unidos começou, em 28 de fevereiro.

Rezaei disse que a nova zona restrita começaria no ponto onde se inicia o bloqueio naval dos EUA ao Irã e se estenderia por áreas do Golfo. Qualquer navio que entrasse na área seria incluído em uma lista de sanções iranianas.

“Só nos comprometeremos a manter o Estreito de Ormuz aberto quando eles (os americanos) pararem com a sabotagem, as ameaças e os ataques ao Irã”, pontuou Rezaei.

Irã e EUA trocam ataques

Forças dos Estados Unidos atacaram três petroleiros iranianos no sábado (5), incluindo um próximo à Ilha de Kharg, o principal centro de exportação de petróleo do Irã. A ação foi resposta a ataques da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã contra navios de guerra americanos na região.

Assim, o regime iraniano demonstrou que mantém a capacidade de atacar interesses dos EUA em países vizinhos e de interromper o fluxo de petróleo pelo Estreito de Ormuz.

Uma média de 10 navios de carga transitou por Ormuz por dia nos últimos 10 dias — o menor número desde maio —, segundo dados de navegação divulgados nesta segunda-feira.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Expointer 2026 encerra com mais de 938 mil visitantes nos nove dias no RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play