Sexta-feira, 13 de junho de 2025

Jair Bolsonaro confirma informação da coluna e grava vídeo indicando Luciano Zucco para o Piratini pelo PL

O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou ontem um vídeo, confirmando a informação publicada por esta coluna em 27 de maio (“Jair Bolsonaro bate o martelo e anuncia o tenente-coronel Zucco pré-candidato ao Piratini”). Em Brasília, Bolsonaro, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o presidente estadual da sigla no estado, deputado Giovani Cherini, definiram os nomes que representarão o Partido Liberal nas eleições de 2026 no estado.

O deputado federal e líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco, será o pré-candidato ao governo do Estado. Para o Senado, o escolhido é o também deputado federal Ubiratan Sanderson. Designado para coordenar o projeto eleitoral de 2026 no Rio Grande do Sul, Giovani Cherini tem experiência para o desafio. Com mais de três décadas de atuação política e oito disputas majoritárias no currículo, Cherini destacou:

“Será uma honra estar nesse processo para construir um novo tempo para o RS, com base nos valores conservadores e liberais que defendemos, alinhados com nosso líder Jair Bolsonaro.”

O que Jair Bolsonaro diz no vídeo:

“Olá amigos do Rio Grande do Sul. Grandes articulações pela frente. O Zucco aqui, lá no Piratini. E o Sanderson no nosso conhecido Senado. Vamos lá, pessoal, vamos em frente. Rio Grande do Sul sai na frente dessas questões para mudar o destino do Brasil a partir de 2027”.

Zucco projeta formar um arco de alianças

Zucco disse ontem que o próximo passo será estruturar com o deputado Giovani Cherini, deputados e líderes, o diálogo com outros partidos para formar um arco de alianças:

“Agradeço e fico lisonjeado com este reconhecimento, presidente. Acredito que devemos agora construir um projeto de futuro para o RS, dialogando com todas as forças do Estado”, declarou.

Cenário já tem duas pré-candidaturas ao Piratini: Gabriel Souza e Zucco

A definição da pré-candidatura do deputado federal Zucco preenche um espaço da direita até as convenções oficiais do ano que vem. Até agora, a única pré-candidatura posta ao Piratini com mais solidez era a do vice-governador Gabriel Souza (MDB). A esquerda ainda não definiu se apresentará o nome do deputado federal Paulo Pimenta ou de Edegar Pretto para o Piratini.

Fernanda Barth, pré-candidata à Câmara dos Deputados

O anúncio de Jair Bolsonaro, indicando o deputado federal Ubiratan Sanderson como pré-candidato ao Senado, movimenta a fila de candidatos proporcionais: a vereadora Fernanda Barth, que pretendia concorrer à Assembleia Legislativa, disse ontem que agora se coloca como pré-candidata a deputada federal, com o propósito de ocupar o espaço do deputado Sanderson, de quem tem sido aliada.

Osmar Terra buscará o nono mandato na Câmara

O deputado federal Osmar Terra, recém chegado ao PL, chegou a ser cogitado como pré-candidato ao Senado. Com a indicação de Sanderson por Jair Bolsonaro, agora Osmar Terra confirma que será candidato à reeleição para o nono mandato como deputado federal.

Deputado Heitor Schuch sugere correções no Proagro

O deputado federal Heitor Schuch (PSB) registrou ontem com relação ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária — Proagro, sobre o qual ele apresentou dois projetos na Câmara, que “já conseguimos dar um passo à frente”.

Schuch destacou a correção do percentual de redução de cobertura, conforme a janela de plantio do zoneamento agrícola; a redução da alíquota para quem faz bom uso do programa; e o fato de que, agora é possível separar as áreas de condomínio ou comodato do Cadastro Ambiental Rural, o CAR.

Ele destaca porém, que “há duas pendências sobre as quais nós vamos voltar a falar com o Banco Central: a questão do enquadramento do agricultor no programa e a redução severa da cobertura, o que ficou descontextualizado. Precisamos rever isso”.

O deputado anunciou que vai dialogar com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul — Fetag-RS e os sindicatos junto ao Banco Central para tentar arrumar esse ponto, “porque não é justo que o agricultor possa financiar 250 mil reais no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar — Pronaf, mas só possa fazer seguro sobre 200 mil reais”.

* Instagram: @flaviorrpereira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

PEC da Segurança: Eduardo Leite reitera críticas sobre falta de interlocução com governadores
Comunitarismo: uma saída para além de direita e esquerda?
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play