Quinta-feira, 06 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 6 de novembro de 2025
João Fonseca encerrou a temporada 2025 consolidado como o principal nome do tênis brasileiro e um dos maiores destaques da América do Sul. Atual número 24 do mundo, o jovem carioca de 19 anos só ficou atrás do argentino Francisco Cerúndolo (21º) entre os tenistas sul-americanos no ranking da ATP.
Curiosamente, foi justamente contra Cerúndolo que Fonseca conquistou seu primeiro título de ATP, em fevereiro, no saibro de Buenos Aires. Na ocasião, com apenas 18 anos, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, tornou-se o mais jovem brasileiro a vencer um torneio desse nível. O triunfo também marcou o segundo vice-campeonato do argentino em casa, ele já havia perdido a final em 2021 para Diego Schwartzman e segue sem levantar o troféu em Buenos Aires.
A final na capital argentina foi a única disputada por Cerúndolo em 2025. O número 1 da Argentina, de 27 anos, encerrou o ano com 38 vitórias e 24 derrotas, mantendo regularidade, mas sem títulos. Já Fonseca teve uma temporada mais explosiva: além do título em solo rival, conquistou o maior troféu da carreira até agora no ATP 500 de Basileia, em 26 de outubro. Somando apenas os torneios da ATP, venceu 26 de 42 partidas, sem contar os 10 triunfos em 11 jogos nos torneios Challenger.
Enquanto João Fonseca é o único brasileiro no top 100, o segundo melhor do país é Thiago Monteiro, apenas na 176ª colocação, a Argentina mostra força com oito representantes. Entre eles está Juan Manuel Cerúndolo, irmão mais novo de Francisco, que ocupa a 86ª posição aos 23 anos.
O único outro sul-americano no top 100 é o chileno Alejandro Tabilo, 89º do mundo, completando o trio continental na elite do tênis masculino.