Domingo, 26 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 25 de outubro de 2025
João Fonseca escreveu mais uma página histórica na carreira ao garantir vaga na final do ATP 500 da Basileia. O brasileiro superou Jaume Munar nesse sábado (25) por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (4) e 7/5, e entrou no top 35 do ranking mundial. O tenista vai disputar a grande decisão neste domingo (26), às 11h30, enfrentando o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.
Esta será a segunda final de João Fonseca em torneios de nível ATP – ele já havia conquistado o título em Buenos Aires, em fevereiro. O feito também marca o primeiro brasileiro a alcançar a decisão de um ATP 500 desde Thomaz Bellucci, em 2010, no Aberto do México, em Acapulco.
O jogo
O primeiro set foi equilibrado do início ao fim. João Fonseca mostrou confiança desde os primeiros pontos, variando as jogadas e subindo à rede para definir pontos importantes. Mesmo pressionado nos games de devolução, o brasileiro manteve consistência no saque e sustentou o placar parelho, forçando Munar a se defender com atenção máxima.
O tie-break foi o momento decisivo da parcial. Munar abriu o placar, mas o brasileiro cresceu em quadra, combinando agressividade com controle emocional. Com duas bolas vencedoras seguidas e precisão nos momentos-chave, ele levou a melhor e fechou o set em 7/6, saindo em vantagem na semifinal.
No segundo set, Munar chegou a abrir 2 a 1 com a primeira quebra do jogo, mas João Fonseca não se abalou. O brasileiro manteve firmeza nos próprios serviços, atacou nos pontos críticos e conseguiu devolver a quebra. A partir daí, tomou as rédeas da partida, pressionando o espanhol e conquistando a quebra decisiva que abriu caminho para fechar a parcial em 7/5 e garantir a vitória de maneira espetacular.
Revanche
João Fonseca e Alejandro Fokina já se encontraram nesta temporada pela segunda rodada do Masters 1000 de Cincinnati. Na ocasião, o brasileiro avançou na competição após o espanhol abandonar o confronto. Fokina chegou a vencer o primeiro set no tie-break, mas desistiu na segunda parcial quando perdia por 5 a 4.
“Quero essa revanche agora, depois ele vai ser top-1. João é um jovem atleta, tem tudo para ser um grande jogador com o tempo. A forma como ele venceu o Munar hoje foi inacreditável. Então não quero pensar sobre o jogo ainda, neste momento eu só quero aproveitar a minha classificação. Eu não me imaginava nesta final, comecei a semana mal, estranhando as bolas novas do torneio”, disse.