Segunda-feira, 13 de abril de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 13 de abril de 2026
O jornal britânico The Guardian publicou reportagem na qual mostra a frequente publicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aliados, de imagens dele fazendo exercícios físicos. O veículo atribui a prática a uma estratégia para mostrar aos eleitores que o petista ainda têm vigor físico mesmo aos 80 anos.
O presidente, diz o texto, busca um novo mandato “à base de agachamentos e leg press”, no momento em que seu principal adversário é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que tem 44 anos – idade de Lula em sua primeira eleição presidencial, em 1989.
Entre os vídeos citados pelo veículo, está um transmitido ao vivo pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que mostra o marido fazendo agachamentos com uma toalha branca em volta do pescoço, “no estilo Rocky Balboa”, em referência ao personagem boxeador que estrelou filmes de Hollywood.
“Lula é rato de academia. Esse homem está em ótima forma para continuar cuidando do Brasil até 2030”, escreveu um apoiador no X (antigo Twitter), em post que consta da reportagem.
Outras filmagens citadas mostram Lula correndo e usando aparelhos de academia. “Não podemos parar a passagem do tempo, mas podemos cuidar da nossa saúde”, disse o petista em uma delas.
A estratégia já havia sido vista na eleição de 2022, quando Lula apareceu treinando boxe.
A idade do presidente octogenário, que se virou contra o democrata Joe Biden nos EUA, já foi usada por Flávio para criticar o rival. “Lula é como Opala, ‘velhão’, já foi bonito, mas hoje não te leva a lugar nenhum e ainda bebe para caramba”, disse o senador.
O petista respondeu: “Outro dia o filho do Bolsonaro (Flávio Bolsonaro) disse assim: o Lula é o Opala velho. Quando ele fala assim, eu não me ofendo. Porque eu tive um Opala 94 turbinado. Se ele conhecesse o meu Opala, ele não falava. Ele fala porque o Opala dele é o pai dele, que está no desmanche. O Opala que ele conhece é o pai dele. Ele não sabe o que é o Opala turbinado”, disse Lula.
No ano passado, ele afirmou que, para ser candidato, precisa “estar 100% de saúde”. Já na última quinta (9), declarou que ainda não decidiu sobre candidatura, mas que dificilmente deixará de concorrer. (Com informações da Folha de S.Paulo)