Terça-feira, 02 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de setembro de 2025
Fundador e diretor de redação da revista Carta Capital, o jornalista Demetrio Carta, conhecido como Mino Carta, morreu nesta terça-feira (2), aos 91 anos, em São Paulo. Segundo a publicação, ele “lutava contra problemas de saúde, em idas-e-vindas ao hospital”.
Carta estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês. Nascido em Gênova, na Itália, o jornalista criou e dirigiu, além da Carta Capital (1994), algumas das revistas mais influentes do Brasil, como Quatro Rodas, lançada em 1960, Veja (1968) e Isto É (1976).
Ao criar a revista Isto É, o jornalista estreitou as relações com o então metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, ao publicar a primeira grande entrevista com o líder sindical, em 1978. Na época, Lula presidia o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Desde então, Mino Carta e Lula nutriram uma relação de amizade. Por meio de nota, Lula se disse muito triste com a morte do amigo e relembrou a relação de mais de 50 anos entre os dois. O presidente brasileiro afirmou que “Mino foi e sempre será uma referência para o jornalismo brasileiro por sua coragem, espírito crítico e compromisso com um país justo e igualitário para todos os brasileiros e brasileiras”.
“Recebi com muita tristeza a notícia da morte do meu amigo Mino Carta, ocorrida na madrugada deste 2 de setembro. Ele fez história no jornalismo brasileiro: criou e dirigiu algumas de nossas principais revistas (Veja, Isto é, Quatro Rodas, Carta Capital, Jornal da Tarde, Jornal da República) e formou gerações de profissionais e, sobretudo, mostrou que a imprensa livre e a democracia andam de mãos dadas. Em meio ao autoritarismo do regime militar, as publicações que dirigia denunciavam o abuso dos poderosos e traziam a voz daqueles que clamavam pela liberdade”, afirmou o presidente.