Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

José Paulo Cairoli se filia ao partido MDB

Na tarde desta quinta-feira (30), o empresário e produtor rural, José Paulo Cairoli, assinou a ficha de filiação ao partido do MDB, durante uma cerimônia realizada na sede estadual. O vice-governador do Rio Grande do Sul na gestão de José Ivo Sartori, estava sem partido desde 2019, quando deixou o PSD.

O empresário e produtor rural, José Paulo Cairoli e o presidente estadual do MDB, deputado federal Alceu Moreira.

O convite para integrar o MDB foi do ex-governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori e do presidente estadual do partido, deputado federal Alceu Moreira. Cairoli revelou o motivo pelo qual decidiu fazer parte do partido: “O primeiro convite veio na época do governo Sartori, um amigo que eu construí nessa caminhada. Encontrei no MDB, um partido que tem vários jeitos de pensar, mas que pode se construir no momento do coletivo, que se une naquilo que definitivamente está decidido. O MDB é o partido ideal para tomar essas posições, é um partido que está se construindo na base, esses encontros regionais efetivamente são fundamentais naquilo que acredito. E vim para somar e ajudar a repensar”, salientou.

Em relação as eleições de 2022, Cairoli destacou que “não está no meu projeto de ser candidato, mas é óbvio que isso aí eu deixo que a caminhada se encarregue, assim como não estava programado na minha vida ser vice-governador e fui, não estou dizendo que eu descarto concorrer, mas uma coisa é certa: Legislativo, eu não tenho capacidade e nem estrutura para ser, o resto vamos ver”, revelou.

Ao todo, serão realizados sete encontros regionais, antes do congresso estadual, no dia 4 de dezembro. “Eu vejo que esses encontros regionais, onde se faz um debate de projetos de estado, para mim é o início de uma caminhada que pode ser muito promissor como estado e dentro de um partido”, concluiu Cairoli.

Sobre José Paulo Cairoli

Cairoli formou-se em engenharia civil pela PUCRS. Entre 1992 e 1995, presidiu o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. É proprietário da Reconquista Agropecuária, onde atua há mais de quarenta anos como agricultor e pecuarista.

Foi presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) entre 2006 e 2012. Foi ainda presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e o primeiro presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), além de membro dos Conselhos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Sebrae (Nacional e do RS).

Ingressou na política partidária em 2013, através de filiação ao Partido Social Democrático (PSD), sendo indicado presidente estadual. Um ano depois, foi eleito vice-governador do Rio Grande do Sul com 61,23% dos votos válidos na coligação encabeçada por José Ivo Sartori (PMDB). Atualmente é presidente do Conselho Consultivo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Tintas Renner by PPG é patrocinadora da 4ª edição da Mostra EliteDesign, em Porto Alegre
Projeto de Lei que homenageia o General Miotto é assinado nesta quinta-feira
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play