Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Justiça determina interdição de residencial para idosos no Litoral Norte gaúcho

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) obteve junto à Justiça uma liminar determinando a interdição total de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) em Arroio do Sal (Litoral Norte gaúcho). Destinada a garantir dignidade e segurança aos acolhidos, a medida resulta de vistorias que revelaram graves irregularidades no no estabelecimento.

Além da suspensão imediata das atividades, foi fixado prazo de 72 horas para que todos os residentes sejam transferidos para outras instituições regulares ou acolhidos por familiares. Os proprietários deverão arcar com as despesas das transferências e novas acomodações.

“O MPRS continua atuando para assegurar que o cuidado com idosos e vulneráveis seja pautado pelo respeito, legalidade e proteção integral”, destaca o promotor de Justiça Valmor Júnior Cella Piazza. Ele detalha os problemas encontrados no local:

– Higiene precária, com banheiros em mau estado e ambientes sob forte odor de urina).

– Situações de negligência estrutura física sob risco por fiação elétrica exposta.

– Falhas na alimentação, devido a fatores como cardápio inadequado e falta de planejamento de estoque.

– Assistência inadequada, incluindo o caso de um pessoa com deficiência e idade inferior a 60 anos, apresentando sinais de desidratação e um ferimento cirúrgico exposto.

– Acolhimento irregular de pessoas com transtornos mentais, em instituição sem estrutura compatível com residência terapêutica.

– Ausência de sinalização de emergência.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Ministério Público Estadual alerta para avanço da esporotricose felina.
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play