Terça-feira, 08 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 2 de outubro de 2021
Sediado em Porto Alegre, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) elegeu os seus dirigentes para o biênio 2022-2023. O próximo presidente da Corte será o atual vice, desembargador Francisco Rossal de Araújo, ao passo que a vice-presidência ficará a cargo de seu colega Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa. A posse está marcada para 3 de dezembro.
A cúpula contará, ainda, com o desembargador Raul Zoratto Sanvicente (hoje vice-corregedor) na função de corregedor regional. Já para a vice-corregedoria foi escolhida Laís Helena Jaeger Nicotti.
Também foram eleitos para a direção e vice-Direção da Escola Judicial (Ejud), respectivamente, os desembargadores João Paulo Lucena (atual vice-diretor) e Fabiano Holz Beserra. Outra definição diz respeito às futuras composições de órgãos julgadores e parte do Conselho Consultivo da EJud.
A eleição, da qual participam como votantes apenas os magistrados de segundo grau, confirmou resultado de uma consulta prévia aos juízes e desembargadores, entre os dias 21 e 23 de setembro. Ao todo, 249 magistrados manifestaram sua posição, o que representa 87% do quadro de juízes e desembargadores.
Em pronunciamento após a eleição, o futuro presidente Rossal de Araújo agradeceu a confiança dos colegas e saudou todos os magistrados, servidores, advogados, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT), peritos e leiloeiros.
“Ser amigo não significa não fazer críticas, mas apoiar os amigos nas dificuldades e fazer as críticas nos momentos necessários”, declarou. “Temos muita confiança depositada e muito trabalho pela frente. Nossa responsabilidade aumenta com a generosidade com que depositaram apoio aos nossos nomes.”
Trajetórias
Natural de Alegrete (RS), Francisco Rossal de Araújo ingressou na magistratura em 1990, quando tomou posse como juiz-substituto do Trabalho da 4ª Região. Em 1993, assumiu a titularidade da 1ª Vara do Trabalho de Erechim, cargo que também exerceu posteriormente em São Gabriel, Rosário do Sul e Porto Alegre.
Tomou posse como desembargador em 2012. Além da vice-presidência do TRT-4 no biênio 2020-2021, exerce por delegação o comando da Seção de Dissídios Coletivos (SDC).
Já o próximo vice-presidente, Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, é porto-alegrense e ingressou na magistratura trabalhista também em 1990. Foi promovido ao cargo de juiz titular em 1993, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho de Santo ngelo. Passou, depois, pelas unidades de Montenegro, Guaíba, Viamão, Porto Alegre e 2ª VT de Gramado.
Ele tomou posse como desembargador em 2012, foi vice-diretor da Escola Judicial em 2018-2019). Atualmente, é diretor da instituição de ensino (2020-2021).
Ataque cibernético
A administração do TRT-4 informou ter detectado tentativa de ataque cibernético à infraestrutura tecnológica da Corte. O incidente teria ocorrido por volta do meio-dia da última quinta-feira (30).
Em seguida, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do órgão implementou medidas de isolamento e contenção de danos potenciais, a fim de preservar a segurança e integridade de informações.
“Os procedimentos realizados até o momento se mostraram eficazes, de forma que não há indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais”, salientou o TRT-4 por meio de seu site oficial, acrescentando que:
“A Setic segue trabalhando na avaliação da extensão do incidente e atuando com a maior agilidade possível para restabelecer a normalidade e a segurança do ambiente computacional. Por fim, cumpre ressaltar que, além dos esforços de reação ao ataque cibernético e recuperação dos serviços, este Tribunal adotará as medidas legais cabíveis.”
(Marcello Campos)
sem nada para mostrar