Terça-feira, 26 de agosto de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 26 de agosto de 2025
Nesta terça-feira (26), o site oficial da Juventus, da Itália, anunciou a transferência antes mesmo do Grêmio: Arthur está de volta ao Tricolor Gaúcho por empréstimo. O retorno do meio-campista empolgou a torcida, que guarda uma forte memória afetiva da conquista da Libertadores de 2017, da qual ele foi peça fundamental.
“Está oficializado o empréstimo de Arthur ao Grêmio. Para o meio-campista, começa uma nova experiência no Brasil, seu país de origem”, disse a Juve em nota.
Jogador da Juventus desde 2020, Arthur disputou apenas 63 partidas pelo clube italiano. Na segunda metade da temporada atual, foi emprestado ao Girona, da Espanha — equipe que integra o Grupo City — onde atuou em 15 jogos, sendo titular em 10 deles.
Revelado pelo Grêmio, Arthur deixou o clube em 2018 rumo ao Barcelona, cercado de expectativas e até comparações com o lendário Xavi. No entanto, não conseguiu corresponder ao alto nível esperado e passou por diversos clubes sem se firmar.
Após duas temporadas no Barça, transferiu-se para a Juventus, que o emprestou sucessivamente: primeiro ao Liverpool, onde atuou apenas pelo sub-21; depois à Fiorentina, onde teve sua passagem mais consistente, com 48 jogos, mas sem despertar o interesse do clube em uma compra definitiva. Ao todo, somando os empréstimos, Arthur disputou 67 partidas.
Agora, a esperança é que o retorno ao Grêmio represente um recomeço. A expectativa é que ele se firme como titular e reencontre o bom futebol que o consagrou. Para isso, terá a concorrência de Dodi, Villasanti, Alex Santana, Cuéllar, Camilo e o recém-chegado Erick Noriega — setor que, aliás, tem sido alvo de críticas constantes da torcida e da imprensa.
Com a oficialização da saída, o caminho está livre para que o jogador assine com o Tricolor gaúcho e seja anunciado nos próximos dias. Na última segunda-feira (25), ele desembarcou em Porto Alegre e foi recebido por torcedores.