Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de dezembro de 2025
A Kinder – Centro de Integração da Criança Especial realizou, na quinta-feira (18), a sua festa de Natal e o encerramento das atividades de 2025 na sede da instituição, em Porto Alegre. O encontro reuniu mais de 200 crianças atendidas, acompanhadas de familiares, equipe e voluntários.
A celebração foi marcada pela apresentação das crianças com presépio vivo, aula de artesanato para pais e alunos e pela tradicional chegada do Papai Noel, com a entrega de presentes. Um momento simbólico para fechar o ano e reforçar vínculos com as famílias.
Para o presidente voluntário, Solimar Amaro, o clima de celebração reflete o resultado alcançado em 2025. “Foi um ano de trabalho intenso e de investimentos importantes. Cumprimos nossas metas graças à dedicação da equipe, dos voluntários e parceiros”, declarou.
A instituição encerra o ano com expectativa de ampliar estruturas e tecnologias em 2026. A qualificação de equipamentos e a melhoria dos espaços terapêuticos estão entre as prioridades. Um dos projetos é o novo espaço de acolhimento às mães – iniciativa pensada especialmente para mulheres que permanecem na instituição durante o atendimento dos filhos e que deve ser finalizada em fevereiro.
A diretora-executiva da Kinder, Denise Russo, destacou que o período foi marcado pela modernização de processos pedagógicos e terapêuticos. “Fortalecemos parcerias e incorporamos novas tecnologias, o que trouxe avanços para o aprendizado e para a saúde das crianças.”
37 anos de história
Em outubro, a Kinder completou 37 anos de atuação, consolidando-se como referência no atendimento gratuito especializado a bebês, crianças, adolescentes e jovens com deficiência múltipla, de zero a 26 anos. São cerca de 250 alunos atendidos e mais de 20 mil atendimentos por ano nas áreas de educação especial, habilitação, reabilitação e apoio às famílias.
A instituição foi fundada em 1988, pela médica Barbara Sybille Fischinger, presidente de honra, e mantém parcerias com as secretarias municipais de Educação (Smed/POA) e Assistência Social (Smas/POA), governo do Estado e empresas via Funcriança Porto Alegre.