Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 17 de dezembro de 2025

A Lactalis Brasil foi reconhecida nacionalmente no Prêmio Aberje 2025 ao vencer a categoria Sociedade com o projeto Justiceiras, iniciativa que transformou embalagens de leite em um canal direto de denúncia para mulheres em situação de violência. A ação já havia sido premiada na etapa Sudeste e agora conquista o título de Melhor Projeto Brasil.
Em parceria com o movimento Justiça de Saia, liderado pela advogada Gabriela Mansur, a empresa levou às prateleiras de todo o país caixinhas de leite UHT das marcas Elegê, Itambé, Batavo e Parmalat com um QR Code que direciona vítimas para atendimento especializado. O acesso conecta mulheres a uma rede de apoio formada por advogadas, psicólogas, assistentes sociais e outras voluntárias.
Conhecida como o “botão do pânico das caixinhas de leite”, a iniciativa alcançou mais de 1 bilhão de embalagens e já resultou em 600 denúncias, incluindo mais de 230 casos de alta gravidade e 220 primeiros pedidos de ajuda. O engajamento de influenciadores, atores e colaboradores ampliou ainda mais o alcance da campanha.
Segundo Guilherme Portella, diretor de Comunicação, ESG, Assuntos Regulatórios e Institucionais da Lactalis Brasil, o projeto reforça o compromisso social do grupo. “As caixinhas com o QR Code simbolizam a chance de milhares de mulheres vulneráveis receberem acompanhamento integral e o auxílio essencial para reconstruírem seu caminho”, afirma. (por Gisele Flores)