Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021

loader

Lei de Incentivo à Reciclagem é debatido em painel

A nova Lei de Incentivo à Reciclagem (nº 15.651/21) foi tema de um painel realizado durante a abertura da Virada Sustentável 2021, um dos maiores festivais de sustentabilidade do país. O texto da Lei autoriza que empresas aportem parte dos valores de ICMS devidos ao Estado do Rio Grande do Sul para financiar projetos de reciclagem.

Com a nova Lei – que contempla, inclusive, os resíduos compostáveis, que são mais da metade dos descartes de lixo residencial -, serão possíveis novas parcerias entre empresas e o setor de reciclagem, como cooperativas, já que hoje apenas 6% dos resíduos coletados são reciclados.

“A Braskem tem um foco muito grande na educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Então, nós acreditamos que a reutilização, o descarte correto do resíduo e o consumo consciente são fundamentais para que a gente possa avançar. A gente (Braskem) investe em inovação e tecnologia para que esses materiais possam ser reformados, reciclados e reutilizados. Só assim, vamos conseguir ter um futuro melhor e sustentável daqui para frente”, reforçou Vick Martinez, relações institucionais da Braskem.

Os interessados possuem duas maneiras de participar: integrando editais realizados pelo poder público ou encaminhando projetos e buscando patrocinadores para esse aporte financeiro. “Várias oportunidades vão começar a surgir, desde projetos de pesquisa, troca de conhecimento entre cooperativas, com grupos que conseguirão realizar encontros financiados e dividir experiências”, destacou a engenheira ambiental, sanitarista e especialista em logística reversa e gestão de resíduos sólidos e diretora geral do Instituto Equilátero, Vanessa Falcão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Eduardo Neubarth Trindade receberá medalha pelo enfrentamento à pandemia
Eduardo Neubarth Trindade recebe medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa RS
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play