Quinta-feira, 21 de maio de 2026

Líder do governo, Paulo Pimenta anuncia avanço na negociação das dívidas rurais e prevê solução “ainda neste mês de maio”

Líder do governo na Câmara, o deputado federal Paulo Pimenta revelou na manhã desta quinta-feira (21) que esteve reunido na quarta-feira à noite com os ministros do Planejamento, Bruno Moretti, e da Fazenda, Dario Durigan, tratando da renegociação das dívidas do crédito rural.

Pimenta disse ao jornalista Flavio Pereira que acredita que as negociações estão muito próximas de um ponto de equilíbrio “para, de fato, apresentarmos uma proposta de renegociação da dívida dos agricultores e agricultoras, especialmente do Rio Grande do Sul, e que possa, de fato, ajudar esta realidade”.

O líder do governo detalhou alguns pontos onde já existiria consenso: “Já conseguimos avançar para uma proposta que prevê uma carência de 2 anos, um prazo de pagamento de 10 anos e um juro escalonado dos pequenos, médios e grandes com valores bem menores que os valores de mercado, e que permitam que os agricultores possam respirar, refinanciar suas dívidas e voltar a produzir com tranquilidade”.

Paulo Pimenta lembra que “o governo Lula, que já tinha durante as enchentes feito uma renegociação, posteriormente editou uma Medida Provisória disponibilizando 12 bilhões de reais, dos quais 8 bilhões foram utilizados, e agora traz uma nova proposta flexibilizando as exigências para aqueles produtores que não conseguiram passar no cadastro do banco possam passar nesse momento”.

Após o diálogo mantido com o governo, Pimenta projeta: “Estou muito confiante que ainda no mês de maio a gente possa resolver definitivamente esta questão”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Divulgação do relatório Boom and Bust 2026 e a relevância do Instituto Arayara
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play