Sábado, 10 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 9 de janeiro de 2026
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve se concentrar “nos problemas do seu próprio país” em um pronunciamento televisionado nesta sexta-feira (9), enquanto protestos contra a crise econômica e o governo se espalham pelo país do Oriente Médio.
Nos seus primeiros comentários públicos desde o início das manifestações, Khamenei disse: “Há alguns agitadores que querem agradar o presidente americano destruindo propriedades públicas. Um povo iraniano unido derrotará todos os inimigos. Apelo urgentemente a Trump para que se concentre nos problemas do seu próprio país”.
“A República Islâmica chegou ao poder com o sangue de centenas de milhares de seres humanos nobres”, declarou. “A República Islâmica não recuará diante daqueles que buscam nos destruir”, prosseguiu o líder iraniano.
Os comentários ocorreram logo após Trump ter reiterado, na quinta-feira (8), a sua ameaça de atacar o Irã caso as forças de segurança matem manifestantes.