Segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Líder ucraniano Zelensky condena “terrorismo nuclear da Rússia” em conversa com presidente da França

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou, através de uma publicação no Twitter, ter conversado nesta terça-feira, por telefone, com o presidente francês, Emmanuel Macron. Segundo ele, os dois falaram sobre o “terrorismo nuclear russo” na usina nuclear de Zaporíjia, em seu país.

O chefe de Estado ucraniano não deu mais detalhes acerca do que foi discutido sobre a situação no local, que foi tomado pelos russos logo no início da invasão à Ucrânia. Na mesma publicação, Zelensky agradeceu a Macron pela “ajuda tangível” oferecida pela França.

“Discutimos a ajuda macrofinanceira à Ucrânia e os desafios à segurança alimentar”, afirmou Zelensky na publicação em que defendeu ainda ser necessário “aumentar as sanções contra a Rússia”.

“Diálogo contínuo com o presidente francês @EmmanuelMacron. Informado sobre a situação no front, o terrorismo nuclear da Rússia na ZNPP (usina nuclear de Zaporizhia)”, escreveu Zelensky no Twitter.

Na segunda-feira (15), o presidente da Ucrânia já havia pedido que todos demonstrassem “força e determinação” para defender aquela que é a maior central nuclear da Europa, após bombardeios nas proximidades da usina que Kiev e Moscou culpam um ao outro.

Guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia já fez mais de 5.500 mortos entre a população civil, segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a mesma entidade alerta que o número real de óbitos deverá ser bastante superior.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Técnicos da Justiça Eleitoral dizem ser inviável auditar urna com biometria no dia da eleição
Tokens emitidos pela Visa superam seus cartões físicos em circulação
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play