Sábado, 18 de outubro de 2025

Ligações de grandes empresas vão ter novo selo de segurança; veja o que vai mudar

Ligações de empresas, como bancos e call centers, que fazem mais de 500 mil chamadas por mês vão precisar ser identificadas com um selo de verificação a partir de 17 de novembro, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O selo indica que o número foi autenticado, ou seja, verificado por um sistema que confirma se quem está ligando é realmente quem diz ser. Esse processo também bloqueia ligações identificadas como fraudulentas.

A medida tem como objetivo aumentar a segurança do consumidor e evitar golpes como o spoofing (quando criminosos falsificam números para se passar por empresas reais) e robocalls (chamadas automáticas que desligam quando são atendidas).

Inicialmente, a Anatel definiu que todas as empresas teriam até 2028 para adotar o sistema. Mas, em agosto, no mesmo decreto que tirou a obrigatoriedade do prefixo 0303 em ligações de telemarketing, a agência encurtou o prazo para companhias que fazem mais de 500 mil ligações por mês.

A agência confirmou que, com a autenticação, quem recebe a ligação vai ver um selo de verificação ao lado do número.

Mas nem todos os smartphones são compatíveis com a tecnologia e, dependendo do sistema operacional, o selo aparece em momentos diferentes:

* Android: aparece na tela antes de atender (veja na imagem abaixo);

*  iOS: é exibido apenas no histórico da chamada.

Veja algumas perguntas e respostas sobre a autenticação de chamadas:

1) O consumidor precisa fazer algo?

O consumidor não precisa fazer ou pagar nada para receber ligações autenticadas. Cabe às empresas que pretendem fazer ligações, como bancos e call centers, contratarem o recurso junto às operadoras.

Mas nem todos os aparelhos e redes são compatíveis. Veja as exigências, segundo a Anatel:

* O celular precisa estar conectado a uma rede 4G ou 5G.

* É necessário ter uma das seguintes versões do sistema operacional:

* Apple com iOS 18.2 ou superior — disponível do iPhone 11 ao 17;

* Samsung com Android 10 ou superior — disponível nos modelos Galaxy S23 e S22, entre outros;

* Outros aparelhos com Android a partir do 11 — disponível nos modelos Motorola Razr 50 ou Motorola Edge 50 Neo, entre outros.

2) Como funciona o sistema de autenticação?

A partir de um protocolo chamado STIR/SHAKEN, que checa em tempo real se o número exibido corresponde, de fato, à empresa que está ligando.

A validação é feita por meio de uma espécie de banco de dados digital centralizado pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), que reúne informações das operadoras.

Quando a chamada começa, o sistema compara os dados da empresa com os registros da operadora. Se houver correspondência, a ligação é autenticada e ganha o selo.

3) Qual a diferença para o sistema Origem Verificada?

A autenticação é a primeira etapa de um projeto maior de segurança da Anatel contra fraudes telefônicas: o Origem Verificada.

Mas, diferente da autenticação, nenhuma empresa é obrigada a adotar esse sistema.

No Origem Verificada, além do selo de verificação e do número de telefone, as ligações de empresas participantes poderão mostrar também:

* Nome e logotipo da empresa;
* Motivo da ligação;
* Mensagem de número validado.

A quantidade de informações mostradas com o Origem Verificada vai depender de fatores técnicos como o modelo de celular. Veja se o seu celular é compatível.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Saiba como se afastar das telas e começar um novo hobby
Dubai quer transformar a inteligência artificial em seu “novo petróleo”
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play