Quinta-feira, 16 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 15 de outubro de 2025
Entrou em vigor nessa quarta-feira (15) o novo limite de velocidade para veículos ao cruzarem qualquer lombada eletrônica em Porto Alegre. O parâmetro agora é de 40 km/h, não importa o dia ou horário, conforme definido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para padronizar a fiscalização realizada por meio dos equipamentos da modalidade.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), ao qual está vinculada a EPTC, informa que a capital gaúcha conta com 39 pontos de medição. Antes da adoção de um patamar fixo e unificado, 12 dessas lombadas funcionavam com base em dois limites. Em dias úteis, valia a marca de 40 km/h no período das 6h às 23h e de 60 km/h no restante do dia. Já nos domingos e feriados, o teto subia para 60 km/h.
Toda a sinalização horizontal e vertical já foi atualizada para atender à nova diretriz. Confira os locais que antes possuíam limites duplos e que, a partir de agora, passam a operar exclusivamente com limite de 40 km/h:
– Avenida Antônio de Carvalho nº 2.320 – sentido Norte/Sul.
– Avenida Antônio de Carvalho a 10 m do nº 2.079 – sentido Sul/Norte.
– Avenida Baltazar de Oliveira Garcia nº 1.981 – sentido Centro/Bairro.
– Avenida Baltazar de Oliveira Garcia nº 1.956 – sentido Bairro/Centro.
– Avenida Icaraí nº 1.719 – sentido Centro/Bairro.
– Avenida Icaraí, a cerca de 40 metros do nº 1.949 – sentido Bairro/Centro.
– Avenida Juca Batista nº 3.151 – sentido Centro/Bairro.
– Avenida Juca Batista nº 3.156 – sentido Bairro/Centro.
– Avenida João de Oliveira Remião nº 6.609 – sentido Centro/bairro.
– Avenida João de Oliveira Remião nº 6.609 – sentido bairro/Centro.
– Avenida Saturnino de Brito nº 1.400 – sentido Norte/Sul.
– Avenida Saturnino de Brito defronte ao nº 1.400 – sentido Sul/Norte.
Excessos
Em nova etapa de fiscalização com radar móvel, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) flagrou no período de 6 a 12 de outubro mais sete veículos trafegando em velocidade muito acima do permitido em Porto Alegre. As infrações – gravíssimas, conforme a legislação de trânsito – incluem um automóvel a 125 km/h na avenida Salvador França (Zona Leste), mais que o dobro do limite na capital gaúcha.
Os demais casos envolvem um carro a 110 Km/h na mesma via pública e outro a 118 km/h na avenida Beira-Rio (Centro-Zona Sul) e outro a 114 quilômetros por hora na Ipiranga (Zone Leste), mesma avenida onde duas motocicletas trafegavam a 106 km/h na avenida Ipiranga (Zona Leste). Uma terceira passou a 105 km/h pelo equipamento na avenida Dante Ângelo Pilla (Zona Norte).
Ao todo, a semana teve quase 29.245 veículos fiscalizados em 71 operações com o uso do equipamento portátil. A estatística inclui 12 abordagens com autuação por excesso de velocidade. Os infratores estão sujeitos a multa de R$ 880 e à suspensão do direito de dirigir.
A EPTC já instaurou de processos de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os casos em que a velocidade registrada ultrapassa em mais de 50% o limite da via, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A medida é realizada em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), permitindo que a própria autarquia porto-alegrense conduza os trâmites, tornando assim mais ágil e eficaz a aplicação das penalidades.
A tecnologia tem por objetivo coibir excessos de velocidade e outras irregularidades que ameaçam a segurança no trânsito. De acordo com a prefeitura, a presença ostensiva dos agentes em pontos estratégicos contribui para a redução das infrações e de acidentes, especialmente em regiões com alto fluxo de veículos e histórico de problemas.
Os pontos de fiscalização são definidos com base em estudos técnicos. Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) do tipo portátil (radar), fixo redutor (lombada eletrônica) e do tipo fixo controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no portal EPTC Transparente.
Esses locais também são informados no aplicativo Waze, onde aparecem com o ícone de polícia, a descrição radar móvel e a indicação da velocidade máxima permitida. As localizações e os estudos técnicos também estão disponíveis nos canais oficiais da administração municipal. Saiba mais no portal prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)