Terça-feira, 07 de abril de 2026

Linhas de ônibus em Porto Alegre ganham mais 362 viagens por dia

Implementada desde o final de março, a nova ampliação da oferta de transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre resultou em um acréscimo total de 362 viagens em dias úteis. O número consta em levantamento divulgado nessa segunda-feira (6) pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), segundo a qual a medida contempla diferentes zonas da cidade.

Na lista estão as bacias operacionais Transversal, Sul, Leste/Sudeste e Norte/Nordeste, operadas pela empresa Carris e pelos consórcios Viva Sul, Via Leste/Mais e Mob. “A medida tem foco na qualificação do atendimento, redução do tempo de espera e aumento da capacidade de transporte nos horários de maior demanda”, ressalta a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), vinculada à pasta.

O incremento da oferta contempla linhas de caráter radial, transversal e alimentadoras, com destaque para as regiões Sul e Extremo-Sul, onde houve reforço nas linhas que atendem bairros como Restinga, Hípica, Belém Novo, Lami e adjacências, ampliando a integração territorial e o acesso ao sistema. A medida ainda qualifica a oferta em eixos como Cruzeiro e Vila Nova.

Também se destaca o incremento nas linhas transversais (T1, T2, T4, T5, T6, T7, T9, T11 e T12), que desempenham papel estratégico ao conectar diferentes zonas da cidade sem a necessidade de passagem pela área central. Além disso, foram realizados ajustes em linhas alimentadoras, com foco na maior eficiência na distribuição da demanda.

Conforme o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior, os ajustes foram definidos com base em análise técnica que considerou dados de demanda por linha e por faixa horária, índices de ocupação dos veículos, desempenho operacional e regularidade das viagens, além da necessidade de integração entre diferentes regiões da cidade.

Zona Sul-Extremo-Sul

168 – Belém Novo (via Tristeza): + 8 viagens.
184 – Juca Batista: + 16 viagens.
244 – Santa Teresa: + 4 viagens.
244.1 – Santa Teresa / via Mariano de Matos: + 6 viagens.
254.1 – Embratel – Canudos – Cascatinha: + 2 viagens.
273 – Belém Novo / Hípica: + 5 viagens.
286 – Belém Velho / Cristal / UFRGS: + 9 viagens.
D67 – Lami via Belém Novo (Direta): + 1 viagem.
R67 – Rápida Lami via Belém Novo: + 2 viagens.
A19 – Hospital Restinga: + 10 viagens.
110 – Restinga Nova via Tristeza: + 23 viagens.
272 – Moradas da Hípica: + 7 viagens.
111.2 – Hípica / Tristeza: + 1 viagem.
272.6 – Moradas da Hípica via Costa Gama: + 2 viagens.
280 – Otto / HPS: + 4 viagens.
280.2 – Otto / HPS / 3ª Perimetral: + 2 viagens.
282 – Cruzeiro: + 1 viagem.
165 – Cohab: + 10 viagens.
209 – Restinga: + 2 viagens.
210 – Restinga Nova: + 1 viagem.
266 – Vila Nova: + 4 viagens.

Linhas transversais

T1 – Transversal 1: + 11 viagens.
T2 – Transversal 2: + 8 viagens.
T4 – Transversal 4: + 13 viagens.
T5 – Transversal 5: + 10 viagens.
T6 – Transversal 6: + 6 viagens.
T7 – Nilo / Praia de Belas: + 13 viagens.
T9 – PUC: + 12 viagens.
T11 – 3ª Perimetral: + 7 viagens.
T11.1 – 3ª Perimetral / até Dr. Campos Velho: + 2 viagens.
T11.2 – 3ª Perimetral / até Vdt. Eduardo Utzig: + 4 viagens.
T12 / T12A – Restinga / Cairu: + 11 viagens.

Zonas Leste e Sudeste

Conj. 394 – Mapa: + 12 viagens.
Conj. 397 – Bonsucesso: + 11 viagens.
Conj. 398 – Pinheiro: + 12 viagens.
492 – Petrópolis / SESC: + 12 viagens.

Zonas Norte e Nordeste

704 – Humaitá: + 10 viagens.
621 – Nova Gleba / Santa Rosa: + 7 viagens.
624 – São Borja: + 12 viagens.
631 – Parque dos Maias: + 16 viagens.
520.3 – Triângulo / 24 de Outubro / Auxiliadora: + 46 viagens.
B25 – A. Feijó / Humaitá: + 10 viagens.
A63 – Alimentadora Wenceslau Fontoura / Triângulo Circular: + 2 viagens.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Dia Nacional de Combate ao Bullying: escola de Porto Alegre realiza programação especial nesta semana
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play