Domingo, 09 de novembro de 2025

Livraria do Senado é destaque na Feira do Livro de Porto Alegre

Na Praça da Alfândega, no centro da capital gaúcha, a Livraria do Senado vem atraindo a atenção dos visitantes da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, que segue até 16 de novembro. Durante a primeira semana do evento, três novas publicações foram apresentadas ao público. Entre elas, o “Estatuto da Pessoa com Deficiência em Miúdos”, voltado para crianças e adolescentes, com todos os exemplares esgotados no primeiro dia; e a coleção “História da Ditadura”, lançada com a presença do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que reúne reflexões sobre o período histórico e a resistência democrática no país.

O diretor da Gráfica do Senado, Rafael Chervenski, destacou que a presença da Livraria em eventos literários como este é uma forma de aproximar o cidadão do conhecimento e dos debates realizados pelo Legislativo brasileiro. “Nos permite levar ao cidadão aquilo que a casa está produzindo de conhecimento, aquilo que está sendo debatido no parlamento e também, dessa forma, nós não só incentivamos a leitura como democratizarmos o acesso a essas obras, as legislações, as obras histórico-culturais e permitimos que toda a população, de alguma forma, possa ter acesso a elas, porque um dos grandes focos dessas feiras é também levar ao poder público local o conhecimento de que nós produzimos obras para doação para instituições públicas”, explica Rafael Chervenski.

Para Rafael Chervenski, o público gaúcho mais uma vez surpreendeu pela receptividade. Mesmo após as enchentes que afetaram a economia local no ano passado, o resultado superou as expectativas. Segundo ele, nos primeiros dias de feira, foram vendidos cerca de 5 mil exemplares. “Porto Alegre sempre nos surpreende em termos numéricos. Esse ano, o susto positivo foi ainda maior. nós vendemos 37% do nosso estoque. Vamos repor-lo, mas é sempre muito impressionante a receptividade que os nossos livros têm aqui, o alcance que as publicações do Senado têm Ainda tem muita feira pela frente”.

Depois de Porto Alegre, a Livraria do Senado vai encerrar sua participação em eventos desse tipo neste ano na Fliparaíba, em João Pessoa, entre os dias 27 e 29 de novembro. Com um novo formato, a feira vai focar em discussões sobre democracia, editoração e o papel das “novas escritas”, que trazem o protagonismo de mulheres e pessoas negras. Sob a supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Paulo Barreira

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

Pedro Manoel Osório lança seu primeiro livro, O Tempo Não Faz Perguntas,
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play