Terça-feira, 07 de dezembro de 2021

loader

Livro é devolvido para biblioteca britânica com 73 anos de atraso e surpreende funcionários

Uma rede de bibliotecas britânica resolveu deixar de cobrar multas por atraso na devolução de livros durante a pandemia como forma de incentivar os membros a devolverem as obras, independentemente de quanto tempo ficaram com elas. Em meio aos pacotes recebidos, funcionários da Dunfermline Carnegie Library & Galleries ficaram chocados ao perceberem uma antiga edição de “Stately Timber”, de Rupert Hughes. O exemplar deveria ter sido devolvido em 6 de novembro de 1948 ao local que – há 73 anos – era conhecido como Biblioteca Central das Bibliotecas Públicas de Dunfermline.

“Eu comecei a rir quando abri o pacote, não pude acreditar”, contou Donna Dewar, assistente de serviços culturais da DCL & G, segundo postagem da instituição no Facebook. “Para nos divertirmos um pouco, calculamos quanto poderia ser cobrado na multa e a taxa chegou a um valor colossal de 2.847 libras!”, espantou-se a funcionária. Esse valor é equivalente a cerca de R$ 21 mil.

De acordo com Dewar, a pessoa responsável pela devolução foi a filha do mutuário, que também escreveu uma carta contando os detalhes por trás daquele atraso. A filha disse que seu falecido pai tinha 20 anos quando pegou o livro emprestado. Para a autora da carta, é possível que ele tenha esquecido de devolver, como também pode ter escolhido guardá-lo para si. Os reais motivos dele são desconhecidos.

“Acho fascinante ver as datas em que este livro foi retirado, durante o último ano da 2ª Guerra Mundial”, disse ela.

Christine McLean, da rede de bibliotecas OnFife, declarou que a obra ficará exposta na seção de Estudos Locais.  “Estamos entusiasmados por tê-lo recebido”, completou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Curiosidades

Eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos vai ser visto do Brasil: saiba onde e quando observar
Maiara e Maraisa recusam convite para show na cidade onde aconteceu acidente com Marília Mendonça
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play