Quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Lula afirma que Brasil quer se manter neutro sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (1º), que o Brasil faz parte de um grupo de países que quer “se manter neutro” para negociar o fim do conflito entre Ucrânia e Rússia. A fala ocorreu após encontro com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

“Não acontecerá nada enquanto Ucrânia e Rússia não tomarem a decisão de que querem a paz. Portanto, o Brasil faz parte de um grupo de países que querem se manter neutros para construir a possibilidade do fim da guerra”, disse Lula.

“Estamos tentando formular a oportunidade, quando convier aos dois presidentes, da Rússia e da Ucrânia, de colocar uma proposta de paz na mesa que tem que ser combinada com os dois”, reiterou.

O presidente finlandês disse que tem a mesma opinião sobre o conflito e que toda tentativa pela paz é muito valiosa.

Niinistö chegou quarta-feira (31) ao Brasil. Além de Brasília, manterá agenda em São Paulo, nesta sexta-feira (2), com foco na promoção comercial e de investimentos. De acordo com o chefe finlandês, há várias possibilidade de cooperação econômica entre Brasil e Finlândia, citando comunicação cibernética e economia circular.

Brasil e Finlândia estabeleceram relações diplomáticas em 1929. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a agenda bilateral é “marcadamente positiva” e existe interesse mútuo em expandir a cooperação em áreas estratégicas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Porto Alegre amplia vagas para a Operação Inverno deste ano
Ministro do Tribunal Superior Eleitoral libera julgamento de ação que pode tornar Bolsonaro inelegível
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play