Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Lula afirma que viajará a Washington em março para encontro com Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que viajará aos Estados Unidos em março para um encontro com o seu colega Donald Trump. A reunião ocorrerá na Casa Branca, em Washington. Lula confirmou a viagem ao chegar ao Panamá, onde participa, nesta quarta-feira (28), do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.

“No começo de março, eu vou fazer uma viagem a Washington porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente e eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, disse o presidente em conversa com jornalistas na chegada ao hotel na Cidade do Panamá, na terça (27).

“Eu estou convencido que a gente vai voltar à normalidade logo, que a gente vai fortalecer o multilateralismo e que a gente vai fazer com que as economias voltem a crescer, porque é isso que o povo espera de todos nós”, acrescentou o petista.

Lula e Trump conversaram por telefone na segunda-feira (26) e trataram de diversos assuntos, incluindo a situação da Venezuela, o plano de paz para a Faixa de Gaza e o combate ao crime organizado, de acordo com o Palácio do Planalto.

No Panamá, Lula também foi questionado sobre a crise na Venezuela e a presença militar dos EUA no Caribe. “Eu conversei duas vezes com a presidente Delcy [Rodríguez], mas não entrei em detalhes porque ela estava muito preocupada com os acontecimentos que eram muito recentes. Eu, proximamente, vou falar com a presidente Delcy. Eu espero que ela consiga dar conta do recado. É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela e vamos ver o que que vai acontecer. Está tudo muito recente e eu acho que nós temos que ter um pouco de paciência porque quem vai encontrar uma solução para o povo da Venezuela é o próprio povo venezuelano”, afirmou Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministro Guilherme Boulos diz que o fim da escala de trabalho 6×1 pode ser aprovado neste semestre
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play