Segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de outubro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (20) que a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025, será “a COP da verdade”. A declaração foi feita durante uma cerimônia oficial com diplomatas.
Segundo Lula, o encontro será o momento de os líderes mundiais demonstrarem “a seriedade de seu compromisso com o planeta”.
O presidente destacou que muitos países ainda não apresentaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) — metas climáticas apresentadas por cada país signatário do Acordo de Paris, definindo seus planos de redução de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climática.
O Brasil, de acordo com Lula, se comprometeu a reduzir entre 59% e 67% de suas emissões. O prazo para a entrega das NDCs terminou em setembro. Ao todo, 198 partes precisam entregar as suas contribuições.
O presidente também reforçou que a justiça climática deve ser um dos eixos centrais das negociações em Belém, no Pará. A COP30 será a primeira conferência do clima da ONU sediada na Amazônia e marcará os dez anos do Acordo de Paris, firmado em 2015.
Metas do Brasil
O Brasil foi o segundo país a apresentar a sua NDC. O documento foi apresentado em novembro do ano passado, com a meta de reduzir todos os gases do efeito estufa entre 59% e 67%, além de zerar o desmatamento até 2030.
A entrega de NDCs será debatida durante a Pré-COP30, que será realizada em Brasília nos 13 e 14 de outubro de 2025. Além desse tema, as delegações devem avançar nas negociações e acordos, que serão firmados durante a conferência em novembro.