Terça-feira, 03 de novembro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 3 de novembro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para viagens à Turquia e às Filipinas na próxima semana.
O convite, divulgado pelo Metrópoles e confirmado pelo Estadão, foi feito em encontro na semana passada e ainda está sob avaliação de ambos. Trata-se de mais uma sinalização de aproximação de Lula aos chefes das duas Casas do Congresso Nacional.
No começo do próximo ano, Câmara e Senado decidem os presidentes das Casas pelos próximos dois anos. O PT já confirmou apoio a Motta e a Alcolumbre. A nova legislatura, que começa em 2027, abriu mais espaço para deputados e senadores da direita.
Na Câmara, líderes partidários do Centrão se anteciparam até mesmo ao resultado do segundo turno e anunciaram apoio à reeleição de Motta – o que deve abrir espaço para uma vitória do paraibano sem contratempos. Para mais detalhes sobre o apoio do PT, veja: Lula diz a Motta e Alcolumbre que PT vai apoiar recondução dos dois.
No Senado, a situação é mais complicada. O PL, grande vencedor da eleição para o Salão Azul, cogita lançar uma candidatura própria para disputar contra Alcolumbre. O partido de Flávio Bolsonaro terá, em 2027, 28 senadores.
O vencedor dessa disputa precisa conquistar pelo menos 41 dos 80 votos disponíveis. A Coluna do Estadão mostrou que Alcolumbre tenta até “negociar o impossível” e conversa com alguns integrantes do PL para assegurar a reeleição.
Lula vai à Turquia na próxima semana, e deve ficar no país entre os dias 11 e 12 para participar da 31ª Edição da Conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP), na cidade de Antália. Saiba mais sobre a agenda de Lula: Lula participará da COP31 na Turquia.
Em seguida, nos dias 14 e 15, ele vai para Manila, nas Filipinas, para a cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Acompanhe a pauta de segurança: Lula participa nesta quarta-feira de jantar com Motta e entrega PEC Segurança.