Sábado, 17 de janeiro de 2026

Lula crítica fake news e inteligência artificial depois de segundo vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (16/1), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o combate à disseminação de mentiras na internet, com foco nas eleições de 2026, e criticou o uso da Inteligência Artificial para manipulação de imagens de mulheres.

Apesar de não ter sido diretamente citado, a declaração foi feita após a divulgação de um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), no qual ele levanta acusações sobre um suposto monitoramento de transações via Pix, o que foi desmentido pela Receita Federal.

Segundo Lula, a sociedade estaria “vivendo o mundo da mentira”. Diante de sindicalistas, afirmou que as pessoas não podem se “acovardar diante das mentiras, das fake news que essa gente faz todo o santo dia”.

“É mais fácil acreditar numa mentira, porque a mentira você não tem que provar. Eu falo que o cara não presta, você acredita, você nem conhece o cara, no que é que você acredita? Vai procurar conhecer o cara. Então nós estamos vivendo o mundo da mentira. Nós estamos vivendo uma situação muito delicada”, disse o presidente no lançamento da moeda comemorativa pelos 90 anos do Salário Mínimo, na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.

No vídeo publicado na terça-feira (13/1), Nikolas afirma que o governo poderia monitorar e tributar movimentações feitas por meio do Pix. Em nota, a Receita Federal negou e afirmou que a Instrução Normativa nº 2.278 de 2025 “é atacada mentirosamente”, esclarecendo que a norma apenas estende às fintechs obrigações já aplicadas às instituições financeiras.

Nesta sexta-feira (16/1), o deputado Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, protocolou pedido à Advocacia-Geral da União (AGU) para apurar a conduta do parlamentar.

Ao tratar das eleições deste ano, Lula afirmou: “Se a gente não for esperto, a mentira vencerá a verdade”. O presidente também criticou apostas online, o uso da Inteligência Artificial e ironizou o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe: “Eu não conheço um professor de matemática que tenha 4 milhões. Mas se o cara tiver falando bobagem, pode até ter 20 milhões. O Bolsonaro tinha 30 milhões”, ironizou. Com informações do portal Correio Braziliense.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

As principais regras sobre propaganda eleitoral na internet e uso de Inteligência Artificial só devem ser conhecidas alguns meses antes do início oficial da campanha
Papudinha pode ser antessala de prisão domiciliar se família Bolsonaro não irritar Alexandre de Moraes
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play