Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Lula desembarca na África do Sul para participar da Cúpula do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Joanesburgo, capital da África do Sul, nesta sexta-feira (21), para participar da Cúpula do G20 (bloco que reúne as maiores economias do mundo). O encontro ocorre neste fim de semana.

Segundo o governo brasileiro, a edição deste ano da cúpula discutirá mudanças climáticas, transição energética, minerais críticos e trabalho decente, entre outros assuntos.

Os minerais críticos são recursos de importância estratégica para a economia. Eles são essenciais para a fabricação de baterias, turbinas eólicas, painéis solares e eletrônicos.

Além de participar da cúpula, Lula deve ter uma reunião bilateral com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para tratar da facilitação e do aprofundamento do comércio entre os dois países.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que não enviará nenhum representante do governo norte-americano para a reunião do G20.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

COP30: em nova minuta de acordo climático, ONU remove plano de abandono de combustíveis fósseis
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play