Sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Lula divulga nova foto oficial com faixa presidencial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou nessa segunda-feira (27) em uma rede social a nova foto oficial como presidente da República. A imagem foi feita pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert. Na foto, o presidente está no Palácio da Alvorada e usa a faixa presidencial.

Lula tomou posse em 1º de janeiro e ainda não havia divulgado a foto oficial do terceiro mandato. A imagem é utilizada em prédios oficiais no Brasil e no Exterior.

A fotografia oficial costumava ficar exposta, também, em uma galeria localizada no térreo do Palácio do Planalto, junto com imagens de todos os ex-presidentes da República.

O espaço, contudo, foi destruído por vândalos durante os atos golpistas de 8 de janeiro e ainda não foi refeito.

O presidente já havia tirado a foto oficial, mas não gostou do primeiro resultado e a imagem teve de ser refeita.

Posse

Com a ausência de seu antecessor, Jair Bolsonaro, na passagem de comando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no dia da posse (1º de janeiro), a faixa presidencial de representantes do povo brasileiro. O ato inédito quebrou o suspense em torno de quem entregaria a faixa para o novo chefe do Executivo. Durante a entrega, Lula se emocionou e, de mãos dadas com os integrantes do grupo, saudou o público presente em frente ao Palácio do Planalto.

O grupo foi formado por oito pessoas, como Francisco, um menino de 10 anos morador da periferia de São Paulo, e o cacique Raoni Mtuktire, líder indígena de 90 anos. Também integraram a comitiva o metalúrgico do ABC, Weslley Viesba Rodrigues; o professor de português Murilo de Quadros Jesus; a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos; o influencer na luta anticapacitista, Ivan Baron; o artesão Flávio Pereira, de 50 anos, e a catadora de recicláveis Aline Sousa, de 33 anos. Em um dos momentos mais aguardados da cerimônia de posse, no alto da rampa, ela pôs em Lula a faixa de seda verde e amarela, bordada em ouro e diamantes.

A transmissão da faixa presidencial é apenas um ato simbólico. A única exigência para que a posse ocorra é que o vencedor da eleição jure respeito à Constituição no Congresso Nacional.

No Brasil, a faixa presidencial foi instituída através do decreto nº 2299, de 21 de dezembro de 1910, assinado pelo Presidente da República Hermes da Fonseca. O uso de faixas tiracolares também é um ornamento presente no cerimonial de vários outros eventos estamentais: concurso de miss, mister, campeonatos, ordens honoríficas, patentes militares e títulos nobiliárquicos. Existem também a faixa governamental, distintiva do cargo de governador, e a faixa prefeital, distintivo do cargo de prefeitos municipais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Um terço dos órgãos do governo Lula segue sem chefia
Chefe da inteligência da Receita Federal do governo Bolsonaro copiou dados sigilosos de opositores
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play