Domingo, 09 de novembro de 2025

Lula diz a senadores quando pretende operar de artrose

Na reunião com senadores, Lula avisou que pretende operar de artrose tão logo ele volte da viagem que fará à França, onde encontrará Emmanuel Macron, nos dias 22 e 23 deste mês. O presidente reclamou que vem sofrendo de fortes dores na região da perna e quadril.

Essa não foi a primeira reclamação de dores. Em viagem à Bahia, no mês passado, o mandatário afirmou que toma injeções diárias, mas que elas já não resolvem. E brincou com o senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, que ele precisaria curá-lo para ele voltar a jogar futebol.

“Depois, vou fazer uma consulta com o Otto. Estou com um problema na cabeça do fêmur, e você é ortopedista, sabe disso, e você sabe que você vai ter que me curar, porque eu sou bom de bola e não posso jogar mais”, afirmou na ocasião.

A cirurgia já vinha sendo recomendada pela equipe médica que cuida do presidente Lula. Também havia sido indicado que ele reduzisse o ritmo de viagens e eventos públicos.

Lula, no entanto, vem mantendo a sua agenda e até intensificado os compromissos no exterior. Realizou no mês passado uma longa viagem ao Japão, como um dos convidados para a reunião do G7, fórum que reúne algumas das principais economias do mundo.

O presidente já havia feito uma viagem de 24 horas para a visita oficial à China.

Além da França, o mandatário ainda deve viajar nos próximos meses para a África do Sul, para a reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A decisão médica para uma cirurgia já havia sido tomada no mês passado. Mas a combinação com Kalil era de que, exceto em caso de agravamento do quadro, a operação será realizada num período em que não atrapalhasse sua agenda. Como, por exemplo, entre a última semana do ano e a primeira quinzena de janeiro de 2024. A antecipação dos planos indica que o quadro piorou.

Saúde de Lula

Desde que assumiu o Planalto, Lula tem histórico de problemas na saúde. Em 25 de fevereiro, o presidente fez ressonância na bacia, coluna e lombar no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Já em 25 março, o petista cancelou sua viagem à China para se recuperar de uma broncopneumonia bacteriana e viral pelo vírus influenza A.

Antes, mantinha uma rotina de exercícios físicos e compartilhava as atividades em seus perfis nas redes sociais. Interrompeu o costume quase que diário em 2022, principalmente depois de passar a morar em um hotel na região central de Brasília. Mudou-se para o Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República, em 6 de fevereiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

“Quem tem gratidão não atinge seus aliados”, diz marido de ministra do Turismo
Supremo decide se juízes podem julgar processos de clientes de escritórios de seus familiares
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play