Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Lula e Bolsonaro vão às bases reforçar seus papéis de cabos eleitorais

As convenções partidárias que vão confirmar os nomes que concorrerão às eleições municipais de 2024 começaram nesse sábado (20). Já em ritmo de campanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vão às suas bases eleitorais, nesse fim de semana, reforçar o apoio a candidatos locais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesse sábado do lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) para a prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Lula levou ao evento seu vice, Geraldo Alckmin, e três ministros, em uma tentativa de nacionalizar as eleições municipais de 2024.

São Bernardo é uma das cidades consideradas prioritárias pelos petistas no Estado de São Paulo. No passado, o PT já teve forte influência sobre os prefeitos que eram eleitos na região metropolitana, mas, ao longo da última década, os petistas viram essa soberania enfraquecer devido ao avanço da Operação Lava-Jato.

Lula ainda participou da convenção oficializou o deputado federal Guilherme Boulos como candidato a prefeito em São Paulo pelo PSOL, nas eleições que acontecerão no dia 6 de outubro. Indicada pelo PT, Marta Suplicy será vice na chapa. O ato também reuniu integrantes do governo federal, entre eles os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).

Bolsonaro pelo Rio

Enquanto Lula reforça a presença em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro faz uma excursão pelo Rio de Janeiro, estado pelo qual foi eleito deputado federal por sete mandatos.

O giro do principal nome do PL começou na quinta-feira (18), passando pela capital e pelos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Duque de Caxias. Neste sábado (20/7), Bolsonaro desembarcou em Niterói, que tem como pré-candidato a prefeito o deputado federal Carlos Jordy (PL).

As agendas do ex-chefe do Executivo contaram com a presença de nomes como o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o candidato do PL à prefeitura da capital, Alexandre Ramagem.

Na quinta, os políticos participaram de um evento na Barra da Tijuca, em um primeiro ato público com a presença de Bolsonaro e Ramagem após a divulgação do áudio de uma reunião no âmbito das investigações sobre a chamada “Abin paralela”.

No palanque, o líder do PL reforçou o apoio à candidatura do deputado federal e afirmou que Ramagem começou a pagar o preço por sua “ousadia”.

“O Ramagem, que eu conheci na transição de 2018, já começa a pagar um preço alto pela sua ousadia de querer pensar, sonhar e administrar uma cidade com respeito, com honradez e com orgulho”, disse o ex-presidente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Trump promete maior operação de deportação dos Estados Unidos
Michelle Bolsonaro requer no Supremo que a presidente do PT esclareça publicação que liga a ex-primeira-dama e restante da família a “roubo de joias”, rachadinha e golpe
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play