Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 21 de novembro de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião bilateral com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, neste sábado (22), na África do Sul, durante a cúpula do G-20. A audiência ocorre poucos dias após Merz afirmar que jornalistas alemães ficaram “felizes e aliviados” ao deixar Belém (PA), cidade que sedia a COP-30.
O encontro está agendado para as 14h30min no horário de Joanesburgo (9h30 em Brasília) e ocorrerá no mesmo centro de convenções que sedia a reunião das principais economias do mundo.
As críticas do chanceler provocaram reação no Brasil. O Senado aprovou um voto de censura contra Merz, enquanto Lula o rebateu publicamente, dizendo que o premiê alemão “deveria ter ido a um boteco, dançado e provado a culinária paraense” antes de comparar a capital paraense com a capital alemã.
Após a repercussão, o governo da Alemanha divulgou nota afirmando que Merz tem “profundo respeito” pela organização brasileira da COP-30 e lamenta não ter conhecido melhor a região amazônica.
Após mal-estar diplomático, os dois governos confirmaram o encontro bilateral, que deve se concentrar em temas de comércio e cooperação entre os países. Merz afirmou esperar uma conversa “sem preocupações” com Lula e reiterou que o encontro em Belém foi “muito bom”, destacando a intenção alemã de contribuir com o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, iniciativa liderada pelo Brasil. Lula viaja acompanhado dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
Além da reunião com Merz, o presidente brasileiro também participará de um encontro com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e do Fórum Ibas, mecanismo de cooperação entre Brasil, Índia e África do Sul. O G-20 não terá a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que optou por não comparecer. Após a cúpula, Lula seguirá para Moçambique, onde fará uma breve visita de trabalho antes de retornar ao Brasil.