Sábado, 12 de julho de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 25 de dezembro de 2022
As discussões sobre a participação da senadora Simone Tebet (MDB-MS) no novo governo do presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), devem seguir nesta segunda-feira (26). O futuro chefe do Executivo passou o Natal em São Paulo. Já a parlamentar se reuniu com familiares no feriado, em Campo Grande.
Após anunciar mais uma leva de ministros na última semana, o presidente eleito tenta costurar um acordo para acomodar Tebet e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), que o apoiaram no segundo turno. Antes de embarcar para São Paulo, Lula se reuniu com as duas em Brasília, mas não há uma resolução.
A reunião com Marina terminou sem um desfecho claro e embolou ainda mais as tratativas para definição dos nomes da equipe de Lula. Segundo a reportagem, Marina reiterou ao presidente eleito que não desejaria assumir a Autoridade Climática, condição sinalizada por Tebet para aceitar o convite para o Ministério do Meio Ambiente.
Pelo Twitter, Lula publicou neste sábado (24), uma mensagem de Natal com desejos de “reconciliação das famílias e reconciliação do Brasil consigo mesmo”. E também mencionou a crise econômica, em mais uma crítica ao governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Sei que, infelizmente, muitas famílias não terão o que comemorar, porque estão sofrendo com a fome, o desemprego, a inflação e o endividamento”, diz o texto.
Natal em São Paulo
O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o Natal em uma casa no bairro do Alto de Pinheiros, em São Paulo. Agentes da Polícia Federal fizeram a segurança da rua, que não precisou de bloqueios.
A segurança de Lula continuará a cargo da Polícia Federal, devido à desconfiança do PT em torno dos militares lotados no Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Eles temem que a pasta – comandada pelo general Augusto Heleno, aliado de primeira hora do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) – tenha sofrido um processo de “ideologização”.
O PT chegou a recusar que o GSI instalasse a internet que seria usada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabinete da transição. O presidente eleito deve retornar à capital federal nesta segunda-feira.