Terça-feira, 20 de janeiro de 2026
Por Redação do Jornal O Sul | 19 de janeiro de 2026
Quase 11 meses após sua mais recente visita ao Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira (20) de ao menos dois eventos no município de Rio Grande (Litoral Sul), acompanhado de ministros e outras autoridades. O primeiro é a entrega de 1.276 moradias do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, ao passo que o outro é assinatura de contratos para construção de navios da Petrobras.
A agenda tem início às 11h, com a inauguração de um conjunto de casas a apartamentos viabilizadis pela modalidade “Entidades” do programa, que utiliza recursos do Fundo de Desenvolvimento Social e contempla famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850 (“Faixa 1” do programa). Conforme o governo, as residências proporcionarão moradia digna a um total de 5.104 pesssoas.
Já o segundo compromisso está marcado para as 15h no estaleiro do porto de Rio Grande. O documento a ser rubricado diz respeito ao programa “Mar Aberto”, voltado à renovação e ampliação da frota da estatal petroleira, que juntamente com a Transpetro encomendarão cinco embarcações para transporte de gás, além de 18 barcaças e 18 empurradores. O investimento é de R$ 2,8 bilhões, com expectativa de geração de 9 mil empregos diretos e indiretos.
A comitiva do presidente da República conta com a participação dos ministros Jader Filho (Cidades) e Sílvio Costa Filho (de Portos e Aeroportos). Completam a lista a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, e outras autoridades.
De acordo com fontes ligadas ao Palácio do Planalto, a viagem de Lula ao Litoral Sul gaúcho estava inicialmente prevista para o dia 7 de janeiro, mas acabou adiada, pois os contratos alusivos ao setor naval ainda não estavam finalizados. Ainda não há informações oficiais sobre a agenda do presidente após os compromissos no Estado.
Visita anterior
Desde que tomou posse para seu terceiro mandato como chefe do Executivo, em janeiro de 2023, Lula já esteve no Rio Grande do Sul em sete ocasiões. A primeira foi em 29 de junho daquele ano. Depois foram outras cinco em 2024 (a maioria em maio e todas relacionadas às enchentes recordes no Estado). A última foi realizada no dia 24 de fevereiro do ano passado, também em Rio Grande.
Acompanhado por seu vice, Geraldo Alckmin (que acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), ele assinou na ocasião um contrato relativo ao programa de ampliação da frota naval da Petrobras e da Transpetro.
O evento marcou mais uma ação de retomada da indústria naval e de recuperação de plataformas da estatal que estavam em situação de desmobilização. Situado a 300 quilômetros de Porto Alegre, o município litorâneo tem importância estratégica para a economia nacional, ao abrigar o quarto terminal portuário mais movimento do País.
(Marcello Campos)