Terça-feira, 25 de junho de 2024

Lula nomeia esposa de Chico Buarque para Comissão de Ética

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou a advogada Caroline Proner, de 49 anos, para uma vaga na Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Doutora em Direito, Proner é mulher do cantor e compositor Chico Buarque, 79 anos, aliado de Lula.

A Comissão de Ética é responsável por analisar denúncias contra servidores do governo, como em casos de conflito de interesses. O colegiado é formado por sete membros designados pelo presidente da República que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.

Ela agora se junta a Manoel Caetano Ferreira, Edvaldo Nilo de Almeida, Edson Leonardo Dalescio Sá Teles, Bruno Espiñeira Lemos, Kenarik Boujikian e Marcelise de Miranda Azevedo.

“Recebi, com muita alegria e honra, o convite do Presidente Lula para integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República⁩. Esta é a foto da assinatura do ato de nomeação, registrada pelo querido Ricardo Stuckert”, publicou Caroline no Instagram ao divulgar foto do presidente Lula assinando documento de sua nomeação.

A designação da advogada para a função foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União do último sábado (23). A advogada casou com Chico Buarque em setembro de 2021. Eles namoravam desde 2017.

O colegiado é composto de sete integrantes, que devem preencher “requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública”. Eles são designados pelo Presidente da República, para mandatos de três anos, não coincidentes, permitida uma única recondução e não recebem remuneração. O trabalho desenvolvido é considerado “prestação de relevante serviço público”.

Caroline Proner é próxima de Lula e da primeira-dama Janja Lula da Silva. Ela integra um grupo de advogados crítico à Operação Lava-Jato. A advogada é professora e Doutora em Direito pela Universidade Pablo de Olavide na Espanha. É especialista nos temas de direitos humanos, direitos fundamentais e democracia, direito internacional público e direito internacional. Também é membro fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e do grupo Prerrogativas, que ganhou influência no terceiro mandato do petista.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Crise na CBF: clubes brasileiros podem ser suspensos de torneios da Conmebol, diz Fifa
Sem cargo no governo e brigando nas redes sociais, a deputada federal Gleisi Hoffmann pode se tornar a presidente mais duradoura da história do PT
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play