Sexta-feira, 25 de abril de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 20 de abril de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para comemorar a vitória de Hugo Calderano, que se tornou campeão mundial de tênis de mesa neste domingo (20). Ao enaltecer o feito do atleta, Lula ressaltou o programa Bolsa Atleta, ao qual Calderano é vinculado há 15 anos.
“Muito feliz com o feito inédito do Hugo Calderano em Macau, na Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Num torneio com 48 dos melhores competidores internacionais, o brasileiro levou pela primeira vez um jogador das Américas à decisão e ao título ao vencer, neste domingo de Páscoa, o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial”, iniciou Lula.
“Desempenho incrível do atleta top 5 do mundo que há quase 15 anos tem o apoio do Bolsa Atleta do Governo Federal. Parabéns, @hugocalderano. Muito orgulho!”, completou o presidente.
O Bolsa Atleta é um programa do Ministério do Esporte criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. Para participar, basta que o proponente cumpra os pré-requisitos, mantenha-se treinando e competindo e alcance bons resultados nas competições qualificatórias indicadas pelas respectivas confederações.
O Time Brasil, perfil oficial do Comitê Olímpico do Brasil, também fez uma publicação em celebração a Hugo Calderano. “Primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar a Copa do Mundo”, escreveu.
Hugo Calderano viveu um momento histórico neste domingo ao se tornar o primeiro brasileiro campeão da Copa do Mundo do tênis de mesa. O feito memorável foi conquistado com vitória sobre o chinês número 1 do mundo, Lin Shidong, em Macau, na China. O brasileiro ganhou a decisão com ótimo nível, dominando quase toda a partida, e fechando a partida em 4 sets a 1 – parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5.
O brasileiro se tornou o primeiro campeão masculino não asiático ou europeu a disputar e ganhar uma final do Mundial na história. Foi também a primeira final da carreira do chinês, que assumiu a primeira posição do ranking em fevereiro, aos 20 anos.
Quem é Calderano
Aos 28 anos, o carioca número 4 do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) atinge seu auge com o título histórico. O amor ao esporte passa pela influência do pai, que influenciou o filho. Aos dois anos, ele já ficava em cima da mesa e rebatia as bolinhas de brincadeira. Foram muitas modalidades praticadas até escolher o tênis de mesa.
Aos 10, o talento esportivo já despontava. Ele iniciou sua carreira integrando a seleção estadual de vôlei do Rio de Janeiro e foi campeão estadual pré-mirim de salto em distância, no atletismo. Mas a decisão que mudaria sua vida aconteceu aos 14, quando deixou a casa da família e se mudou para São Caetano do Sul (SP), onde começou a treinar com a seleção brasileira de tênis de mesa.
Calderano conquistou o bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014, na China. A primeira medalha olímpica da história do tênis de mesa brasileiro. Um ano antes, se tornou o mais jovem a vencer uma etapa do Circuito Mundial da ITTF, tanto na categorias juvenil, quanto no adulto.
Fora das competições, ele chama atenção por outras habilidades. Hugo aprendeu a ler e escrever sozinho aos 4 anos, fala sete idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, mandarim, francês e italiano) e sabe na ponta da língua as capitais de todos os países do mundo. Ele também é um destaque na montagem de cubos mágicos, seu recorde no modelo tradicional 3×3 é de impressionantes 5,3 segundos.
“Durante a pandemia, aprendi a tocar ukulele e violão, o que eu não me imaginava fazendo alguns anos atrás”, contou o atleta em entrevista ao Estadão em 2023. “Isso ajuda a continuar trabalhando meu cérebro e não só pensar no tênis de mesa. A gente usa nosso corpo tão intensamente no esporte que às vezes nosso cérebro fica preguiçoso. É importante não deixar que isso aconteça”.
Calderano é tricampeão latino-americano, tricampeão pan-americano, foi semifinalista nas Olimpíadas de Paris e já conquistou em 2025 a Copa da Alemanha 2024/25, e agora, a Copa do Mundo, título mais importante de sua carreira. Também atuou por grandes equipes internacionais, como o Ochsenhausen da Alemanha (2014–2021 e desde 2023), o Fakel Gazprom Orenburg, da Rússia, e o Kinoshita Meister Tokyo, da liga japonesa T-League.