Terça-feira, 14 de outubro de 2025

Lula parabeniza seleção de Cabo Verde por inédita vaga na Copa do Mundo: “Motivo de grande alegria”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reservou um tempo na agenda para parabenizar Cabo Verde pela conquista de vaga inédita para a Copa do Mundo de 2026. Depois de participar da abertura do Fórum Mundial da Alimentação em Roma, na Itália, nesta segunda-feira, Lula fez escala no país africano para voltar ao Brasil e exaltou o feito da seleção lusófona.

“Acabamos de pousar em Cabo Verde, em escala para nosso retorno ao Brasil. E recebi uma notícia maravilhosa. Hoje a seleção de futebol do país se classificou, pela primeira vez na história, para a Copa do Mundo. Motivo de grande alegria para nosso país irmão de língua portuguesa. Parabéns à seleção e ao povo cabo-verdiano por essa conquista!”, disse Lula no X.

Cabo Verde assegurou a vaga no mundial do ano que vem após vencer Eswatini por 3 a 0, em casa, e terminar na liderança do Grupo D das Eliminatórias da África. Para conquistar o feito, os cabo-verdianos desbancaram a favorita Camarões, que ficou na segunda colocação e agora disputa a repescagem continental.

Com a classificação, Cabo Verde se tornou a 22ª seleção garantida na Copa do Mundo de 2026. Além disso, o país africano também será o terceiro país estreante no próximo Mundial — Jordânia e Uzbequistão, da Ásia, já haviam assegurado a vaga inédita.

O Mundial de 2026, com sedes no Canadá, EUA e México, será disputado de 11 de junho a 19 de julho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Últimas

Grêmio aplica goleada no Atlético-MG na ida das finais pelo Brasileiro Sub-17
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play