Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Lula rejeita o projeto de lei da anistia, promete novos encontros e garante que buscará reeleição

Em um jantar com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes das bancadas, na noite de quarta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma fala contundente contra o projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Lideranças que estavam presentes no encontro afirmaram que Lula classificou a proposição como “besteira”. Disse não ver sentido em anistiar pessoas que ainda não foram condenadas e que esse não é o momento para votar a medida.

Lula também afirmou aos parlamentares que será candidato à reeleição em 2026. Pediu que ninguém duvidasse desse desejo e ponderou que somente questões de saúde poderiam tirá-lo da corrida presidencial do ano que vem.

De acordo com o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), o encontro teve como objetivo aproximar o petista dos parlamentares. Após o jantar, ele disse à imprensa que Lula elencou a reforma do Imposto de Renda e a proposta de emenda constitucional (PEC) da Segurança Pública como prioridades do Executivo na Câmara.

“Uma reunião de diálogo, de conversa, um balanço do governo, da disposição dele de conversar permanentemente com a Câmara. Foi uma conversa muito importante para o diálogo do Executivo com o Legislativo. Não foi tratado desse tema [PL da Anistia]”, disse Guimarães.

Segundo lideranças presentes, o petista demonstrou disposição em melhorar a interlocução com os congressistas e pediu a colaboração para votar medidas consideradas importantes para o governo.

Em uma demonstração de que quer estar mais próximo, Lula também teria prometido chamar os parlamentares para jogar futebol na Granja do Torto, programa que tinha hábito de fazer durante seus dois primeiros mandatos. (Com informações do Valor Econômico)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Partidos Progressista e União Brasil devem anunciar, na próxima terça, federação com Ciro Nogueira e Antonio Rueda no comando
Vídeo exibido por Alexandre de Moraes gera indignação em advogados e será questionado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play