Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Lula se reúne com o ministro de Minas e Energia após apagão em todo o País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde dessa terça-feira (14) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre de Silveira. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e foi incluído na agenda oficial no presidente no início da tarde. Segundo o MME, a pauta foi a instalação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), prevista para ser realizada neste mês.

A reunião de Lula com o ministro aconteceu horas depois de um apagão durante a madrugada afetar todos os Estados e o Distrito Federal. Conforme o Ministério de Minas e Energia, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. O serviço foi restabelecido ainda durante a madrugada.

O presidente Lula desembarcou em Brasília após viajar para a Roma. A agenda do presidente foi sendo atualizada ao longo do dia com compromissos oficiais.

Apagão

Foram registradas falhas elétricas em todos os Estados e no Distrito Federal.

No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont chegou a ficar sem luz por 30 minutos às 0h32. Segundo a Infraero, não houve impacto nos sistemas do aeroporto e nas operações.

Os efeitos foram distintos, enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras regiões houve interrupção total do serviço entre 8 minutos e mais de 1 hora.

A queda de energia foi causada por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), que ocorreu por volta de 0h30, conforme o governo federal. A normalização completa ocorreu até 2h30 da madrugada.

O ministro Alexandre Silveira explicou que a falha ocorreu por conta de um “problema elétrico” pontual, e não por falta de energia.

Segurança

Alexandre Silveira, disse ainda nessa terça que o País “está em condições de segurança energética” e descartou novamente a retomada neste ano do horário de verão após um apagão atingir todos os Estados e o Distrito Federal.

“Não é falta de energia, é problema na infraestrutura que transmite energia. Hoje nós temos muita energia”, disse, em entrevista ao CanalGov. Segundo Silveira, a falha foi provocada por conta de um incêndio em subestação no Paraná.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deverá realizar ainda uma reunião preliminar de análise da perturbação para início de elaboração do relatório de Análise da Perturbação – RAP até esta sexta-feira (17). (Com informações de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Entenda o que um incêndio no Paraná tem a ver com o apagão que atingiu todo o País
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play