Domingo, 06 de julho de 2025

Lula viaja para a Índia para participar da Cúpula do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou nesta quinta-feira (7) para Nova Déli, capital da Índia, onde vai participar da 18ª Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia. O encontro acontece neste sábado (9) e domingo (10).

A previsão é que a comitiva brasileira chegue à cidade indiana no final da noite de sexta-feira (8), pelo horário oficial de Brasília, manhã de sábado no país asiático.

A cúpula marcará a reta final da presidência rotativa do bloco, atualmente com a Índia, e que será assumida pelo governo brasileiro, pela primeira vez, a partir do dia 1º de dezembro.

G20
A programação oficial da Cúpula do G20 prevê pelo menos três sessões temáticas principais. O presidente Lula participa de duas delas no sábado, com os temas “Um Planeta” – que se ocupará do debate sobre desenvolvimento sustentável, transição energética, mudanças climáticas, preservação ambiental e emissões de carbono – e “Uma Família” – para tratar do crescimento inclusivo, progresso nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), educação, saúde e desenvolvimento liderado por mulheres.

Já no domingo está prevista a terceira sessão da cúpula intitulada “Um Futuro”, painel que terá como temas as transformações tecnológicas, a infraestrutura pública digital, reformas multilaterais e o futuro do trabalho e emprego.

Presidência
Lula vai encerrar o evento, apresentando as prioridades e os desafios da futura presidência brasileira, que começa efetivamente a partir de 1º de dezembro. A presidência rotativa do Brasil no G20 vai até o fim de 2024, quando uma nova cúpula será realizada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O encontro está previsto para ocorrer nos dias 18 e 19 de novembro do ano que vem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Aplicativo de transporte disponibiliza carros para entregar doações às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul
Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul lança campanha para auxiliar vítimas das enchentes no Estado
Pode te interessar
Baixe o app da TV Pampa App Store Google Play