Domingo, 28 de setembro de 2025
Por Redação do Jornal O Sul | 28 de setembro de 2025
Desde que o projeto Prefeitos de Praças foi criado, em junho de 2021, em Porto Alegre, para ampliar a zeladoria de áreas verdes, mais da metade desses espaços conta com cidadãos atuando de forma voluntária.
Balanço divulgado pela SMP (Secretaria Municipal de Parcerias) mostra que, das 730 praças e parques cadastrados em Porto Alegre, atualmente 408 possuem prefeitos nomeados. A quantidade representa 55% dos espaços públicos com o cargo preenchido.
Somente neste ano, já foram nomeados 88 prefeitos de praças. Conforme o secretário municipal de Parcerias, Giuseppe Riesgo, o desejo da prefeitura é se aproximar da marca de 700 voluntários até o fim de 2028. Para isso, a prefeitura executa ações com o objetivo de identificar cidadãos dispostos a colaborar com os cuidados das praças restantes.
“Intensificamos a busca por interessados junto às subprefeituras. Esse diálogo é necessário para que o Poder Público chegue a todas as regiões. Buscamos pessoas que tenham o perfil de comprometimento com a cidade, inclusive para comunicar problemas e contribuir com soluções. O canal exclusivo no WhatsApp do 156, em operação desde agosto, é uma forma de organizar o recebimento de demandas, além de incentivar os prefeitos para que continuem engajados”, explicou Riesgo.